Top

O que evitar e o que usar no cabelo durante o verão

Foto: Pixabay

O verão é a estação mais quente do ano e, assim como a pele, o cabelo exige cuidados especiais para estar sempre brilhante e bonito. Para saber as dicas certas para manter os fios saudáveis nesta estação, conversamos como a dermatologista Paula Amorim, responsável pelo núcleo de tricologia da Clínica Juliana Piquet, no Rio de Janeiro.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Veja a seguir as dez orientações da especialista para que o cabelo esteja sempre em dia.

1. Capriche em produtos com proteção solar. Hoje existem várias linhas de marcas renomadas específicos para o sol dessa época do ano.

2. Hidrate bem os fios principalmente se são tingidos, descoloridos ou brancos. Fios ressecados são mais propensos a danos, então intensifique o uso das máscaras ricas em ativos condicionantes.

3. Encontre um chapéu pra chamar de seu. Além de ser um charme, a barreira física é uma das mais eficazes em proteger não só fios, mas também o couro cabeludo.

4. Evite expor os fios à água da piscina com muita frequência, principalmente as loiras e grisalhas. O cobre (isso mesmo, não é o cloro) presente na água pode acumular nos fios e torná-los de coloração esverdeada.

5. Mas se for impossível ficar longe das piscinas, lave os fios com água corrente antes e depois do banho. Quanto menor o tempo de contato com a água da piscina melhor.

6. Antes de entrar na piscina ou no mar, aplique um leave-in ou um óleo. Mas evite usar os óleos em excesso, pois eles podem acumular e pesar o cabelo.

7. Use um xampu antirresíduos uma vez por semana. Ele ajuda a retirar as substâncias presentes na água da piscina ou do mar que possam ter acumulado nos seus fios.

8. No dia em que usar o antirresíduo, faça uma rotina pré-lavagem com óleo de coco ou de argan por alguns minutos antes da lavagem. Depois do xampu, use um condicionador mais intenso ou uma ampola. O xampu antirresíduo limpa mais os fios, mas também aumenta as chances de ele ficar mais frisado. Ativos mais condicionantes ajudam a minimizar esse efeito.

9. Evite prender o cabelo molhado. É comum fazer um coque ou amarrar ao sair do mar/piscina, mas com o calor e umidade, o couro cabeludo pode apresentar dermatites ou infecções por fungos.

10. Uma boa alimentação e beber bastante água são essenciais para o cabelo se manter bonito e forte, afinal de contas, a saúde vem de dentro.

Mais de Beleza