Top

Chia: estudo aponta novos benefícios da planta para a saúde

Foto: Divulgação

Planta de origem mexicana, a chia é conhecida por seus inúmeros benefícios à saúde, como fortalecer o sistema imunológico e regular as taxas de colesterol no sangue. No passado, suas sementes eram utilizadas pelos povos Asteca e Maia, com o objetivo de trazer mais força e energia. Além disso, um recente estudo realizado pelo Programa de Ciências da Nutrição, da Universidade Federal de Viçosa (UFV), comprovou novas funcionalidades e benefícios da farinha de chia.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

O estudo foi desenvolvido em 2020 pelas pesquisadoras Bárbara Pereira da Silva e Hércia Stampini Duarte Martino e teve como objetivo analisar o efeito do consumo da farinha de chia na biodisponibilidade de zinco, ferro e cálcio. Com isso, o estudo concluiu que a chia pode trazer melhorias na saúde intestinal, nas taxas de triglicerídeos, no processo inflamatório e no estresse oxidativo – fator que contribui para ocasionar danos celulares.

Outro ponto analisado na pesquisa foi em relação à potencialidade da semente em condições fisiológicas alteradas, indicando a capacidade de absorver nutrientes, mesmo na menopausa.

Rica em nutrientes

Além de conter em sua composição proteínas e antioxidantes, outros estudos já comprovaram que a semente de chia é uma fonte natural de ácidos graxos do tipo ômega-3. Ao ser comparada com outras sementes, a chia, por conter todos os aminoácidos essenciais, possui maior quantidade proteica.

Ainda assim, ao incluí-la na alimentação juntamente com essas outras sementes, a chia pode potencializar os efeitos positivos à saúde. Seja em farinha ou em grãos, a chia pode ser absorvida na alimentação de maneiras variadas, e não somente em receitas salgadas, como também em doces, sucos e vitaminas.

Seus nutrientes como potássio, manganês e fósforo são ótimos agentes para melhorar a função imunológica, além de inibir a reprodução de células inflamatórias. Outro benefício associado a isso é a prevenção de doenças e a preservação de membranas celulares e neurotransmissores.

“É um alimento que possui nutrientes com efeitos protetores, funcionais e antioxidantes. A pesquisa ressalta ainda mais as múltiplas funções da chia no nosso organismo, por compor uma alimentação mais saudável, promover o bem-estar e ainda contribuir no reforço da imunidade, essencial em tempos de pandemia”, afirma a gerente de inovação de produto da Jasmine Alimentos.

Mais de Beleza