Top

Projeto verão: vitamina A e seus benefícios; veja receitas

O verão é a estação favorita entre os brasileiros. Praia, sol, mar, roupas coloridas e leves e claro, aquele bronzeado que muita gente adora. Para conquistar uma pele dourada de forma natural e saudável, a alimentação pode ser uma ótima aliada junto aos protetores solares,  cremes e exposição ao sol nos períodos em que os raios solares estão com menor índice de incidência, pois a forma tópica não é indicada no verão.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

A dermatologista Cíntia Cunha, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia, alerta sobre o uso tópico da vitamina A nesta época do ano. “Acabamos nos expondo mais ao sol, é uma época arriscada para indicar o uso do Retinol na nossa pele, derivado da vitamina A, uma vez que a substância deixa a pele mais sensível, o que pode levar Ao aparecimento de manchas, queimaduras, e vermelhidão pós-praia, clube ou piscina.”

Na área dermatológica, a vitamina A é mais utilizada na forma tópica. É uma molécula mais conhecida como Retinol ou Ácido Retinóico, que tem efeito benéfico na saúde da visão, aumenta a imunidade e traz benefícios para cabelo e unhas, deixando-os mais fortes. Apresenta, também, um efeito antioxidante, auxiliando na aparência de uma pele mais bonita e com mais elasticidade. E participa da produção da melanina, que vai ser a grande responsável para coloração da pele e da manutenção de um bronzeado mais saudável.

Uma opção segura para inserir a vitamina A em nosso corpo, durante a estação mais quente do ano, é por meio da nossa alimentação. Para isso, devemos adicionar em nosso cardápio alimentos ricos em carotenoides, os precursores da vitamina A,  que vão ajudar na manutenção da cor da pele.

São fontes de vitamina A alimentos alaranjados como cenoura, acerola, abóbora, manga, cabotiá, beterraba e mamão. Além de vegetais verde-escuro como brócolis, couve manteiga, agrião e espinafre.

Veja abaixo receitas da nutricionista e chef de cozinha Lívia Pauliez para potencializar o bronzeado.

Foto: Pixabay

Pudim de chia com geleia de frutas vermelhas

O pudim de chia é uma alternativa ótima para ser armazenada em geladeira por até três dias e fazer parte do café da manhã ou lanches intermediários.

Uma boa opção para ingestão de proteínas, cálcio, fibras, antioxidantes e, claro, vitamina A.

Ingredientes

1 copo de iogurte desnatado (pode ser feito também com iogurte sem lactose)

3 colheres de sopa de chia

Frutas vermelhas de sua preferência: morango, framboesa, amora.

Modo de preparo

1. Misture a chia no iogurte, coloque em um recipiente e leve para a geladeira de um dia para o outro. A chia irá hidratar e adquirir uma consistência gelatinosa, o que dará a característica do pudim.

2. Higienize e corte todas as frutas (você pode usar congeladas ou não.)

3. Coloque as frutas em uma panela em fogo bem baixinho, para que elas cozinhem e ganhem consistência de geleia. Se você notar que está começando a pegar um pouco embaixo da panela, adicione água aos poucos, para que as frutas cozinhem, mas não queimem. As frutas de cima podem ter a consistência que você preferir: se gostar com pedaços maiores, tire antes do fogo. Caso contrário, deixe cozinhar um pouco mais. Adoce de acordo com sua preferência: adoçante ou açúcar.

4. Coloque a geleia de frutas em um recipiente e leve à geladeira. Antes de servir, coloque a geleia sobre o pudim (essa passo precisa ser feito com o pudim firme e a geleia fria, caso contrário a geleia irá descer para o fundo do recipiente).

Foto: Pixabay

Suco verão

Ingredientes

4 folhas de couve

½ unidade de cenoura

1 unidade de laranja

½ unidade de beterraba

Cubos de gelo

Modo de preparo

1. Higienize as folhas, a cenoura, a beterraba e a laranja.

2. Corte a beterraba e a cenoura em cubos e, a couve, em tiras.

3. Corte a laranja, retire as sementes e a casca. Use com o gomo, pois contém fibras.

4. Bata todos os ingredientes no liquidificador. Se gostar dele mais ralo, vá adicionando água filtrada até que atinja a textura da sua preferência. Sirva em seguida.

Evite coar o suco antes de tomar, ok? É importante para manter toda a quantidade de fibras e nutrientes.

Foto: Pixabay

Suco de acerola, morango e semente de linhaça dourada

Ingredientes

150 g de acerola

10 unidades de morango

1 colher de chá de semente de linhaça dourada

Modo de preparo

1. Higienize as frutas.

2. Coloque no liquidificador todos os ingredientes com 200 ml de água gelada.

3. Coloque pedras de gelo e sirva em seguida. Se desejar, adoce de acordo com sua preferência.

Mais de Beleza