Top

Especialista dá dicas para criar spa caseiro com aromas

Foto: Pixabay

Apesar de aos poucos as pessoas estarem voltando às atividades do dia a dia, o tempo em casa ainda é uma realidade para muitos. Que tal aproveitar o período com dicas para fazer um verdadeiro spa caseiro, dando disposição para o dia a dia atual?

Veja abaixo dicas da terapeuta floral e aromaterapeuta Márcia Rissato:

Banhos pela manhã

“Os banhos matutinos devem conferir energia para o nosso dia a dia, inclusive ou principalmente na quarentena, onde é preciso buscar uma nova rotina”, ressalta a especialista.

Segundo Márcia, logo pela manhã, um simples ritual de banho com produtos e essências retirados da natureza nos traz uma disposição natural para cumprirmos nossas tarefas com leveza.

Inicie colocando um difusor no banheiro com

– 5 gotas de óleo essencial de laranja doce;

– 3 gotas de óleo essencial de hortelã pimenta;

– 2 gotas de óleo essencial de alecrim.

“Essa combinação de aromas vai ajudar a esquecer a cama e trazer a luz do dia, o frescor da manhã com alegria e foco. Não tem preguiça nem mau humor que resista à transparência atenta do hortelã pimenta associado com a alegria da laranja doce e o entusiasmo do alecrim. O óleo essencial de laranja doce é a festa da aromaterapia, seu aroma cítrico age no nosso sistema límbico liberando substâncias que nos geram bem-estar e nos livram da apatia e da melancolia. Já o óleo essencial de hortelã pimenta é indicado sempre que precisamos preparar a nossa mente para novos aprendizados e desafios. O alecrim deixa a nossa mente mais criativa, confere foco e concentração”, explica a aromaterapeuta.

O poder das velas aromáticas

“Velas aromáticas podem ser usadas para incrementar o perfume do banho”, acrescenta.
Para o dia, a escolha deve ser pelos aromas herbais e cítricos. “Só sugiro que procurem velas com óleos essenciais, pois só eles são capazes de ativar o nosso sistema límbico, que é a região do nosso cérebro que controla as nossas emoções. Caso as velas não tenham óleos essenciais, elas podem ser usadas no mesmo ambiente dos difusores com os óleos essenciais.”

Tea time

Chá quentinho para combinar: após o banho de chuveiro ou até durante o banho de banheira, a dica é tomar um chá de maçã com gengibre, pois além de delicioso sabor, tem ação antioxidante e revigorante. Corte uma maçã pequena com casca em cubos de mais ou menos 1cm, retire as semente.

Dica da especialista para o chá

Corte duas fatias generosas de gengibre. Coloque tudo para ferver em 500 ml de água e desligue o fogo depois de 5 a 10 minutos de fervura, até as maçãs ficarem macias.  Sim, pode ser chá de saquinho se você tiver em casa. O chá de hibisco, também, é um excelente antioxidante e energizante e pode ser tomado ainda pela manhã.

Mais de Beleza