Top

Sono da beleza: especialista apresenta dicas para uma boa noite de descanso

Foto: Pixabay

O sono é fundamental para a saúde física e mental. Responsável pela luminosidade da pele, uma noite bem dormida oferece renovação da beleza, olhos mais brilhantes e relaxados, além de auxiliar na produção do colágeno, proteína que contribui para saúde das unhas, cabelos e elasticidade da derme. Especialista em Medicina Integrativa, Dr. Arthur Feltrin revela dicas para uma boa noite de descanso.

Crie uma rotina de sono

Dormir de 7 a 9 horas por noite auxilia na prevenção de rugas, flacidez e recuperação de agressões causadas por agentes de poluição. Para isso, crie um cronograma de sono com ações e hábitos que se repetem diariamente, isso servirá como alerta ao cérebro de que a hora de deitar está chegando.

Minha sugestão é preparar o quarto com sprays ambientais, que ajudam no combate à insônia, nervosismo, impaciência e irritação que prejudicam os desafios intelectuais e afetam o sono. Recomendo também incluir na rotina um banho quente com sais e aromaterapia, pois aumenta a temperatura do corpo antes de dormir, além de relaxar os músculos e diminuir a tensão.

#FicaDica: Prepare o banho com 1-2 xícaras de sais Epson (sulfato de magnésio absorvido pela pele é muito relaxante), ½ a 1 xícara de bicarbonato de sódio (que é alcalinizante para um corpo ácido estressado) e 10 gotas de óleo de lavanda (ajuda a baixar os níveis de cortisol).

Ajuste as luzes

Diminua a intensidade da iluminação do quarto pelo menos 15 minutos antes de ir para cama, um dimmer, dispositivo usado para controlar a intensidade de corrente elétrica, pode ajudar nessa missão. Indico aos meus pacientes o uso de óculos com lentes de cor âmbar antes de deitar, pois reduz a exposição à luz e auxilia na preparação do sono. E desconecte-se dos aparelhos eletrônicos, pois além de afetarem o desempenho do descanso, emitem uma luz azul que impacta negativamente na saúde da pele.

Cuidado com a alimentação

Evite dormir com a barriga cheia e bebidas cafeinadas, pois elas estimulam o sistema nervoso e atrapalham o sono, além de favorecerem uma aparência cansada no dia seguinte. Minha dica é ingerir água antes de dormir, pois o líquido influencia na saúde e viscosidade da pele, assim como no bom funcionamento de diversos órgãos, mas atenção: evite beber mais do que 100 ml a 200 ml.

Exercite-se

Os exercícios físicos são verdadeiros aliados de quem busca por uma boa noite de sono e beleza restaurada, pois ajudam a liberar serotonina, hormônio responsável pelo bom humor e que auxilia a dormir melhor. Ah! A prática deve ser feita pelo menos 3 horas antes de deitar, para que a adrenalina não atrapalhe seu preparo para o descanso noturno.

Mais de Beleza