Top

Pele oleosa: veja se a sua é e como tratá-la

Foto: Divulgação

Sofrer com o excesso de oleosidade na pele é a realidade de muitas brasileiras. Em 2019, a estimativa era que mais de 16 milhões de mulheres sofriam com pele acneica, problema comum da pele oleosa, sendo que 40% estavam acima dos 25 anos.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Embora a oleosidade sirva como um agente natural antimicrobiano, antibacteriano e antifúngico, e rica em vitamina D, a dermatologista parceira Souvie Luciana Garbelini explica que o problema está no excesso dela. Para combater esse problema, ela esclarece as principais dúvidas sobre o tema e indica alguns cuidados com a escolha e o uso contínuo de cosméticos.

Como descobrir se a minha pele é oleosa?

“A certeza se a pele é ou não oleosa vem de um especialista após uma análise detalhada da pele. Mas, normalmente, peles oleosas possuem poros dilatados com espinhas e acnes na testa e nariz. Outra característica comum de quem sofre com pele oleosa é perceber que o excesso de oleosidade independe de condições climáticas, como dias de extremo calor, ou situações do cotidiano, como estresse, ansiedade e má alimentação”, explica Luciana.

O que pode agravar a oleosidade da pele?

– Alimentação baseada em muito açúcar, frituras e industrializados;

– Lavar o rosto muitas vezes ao dia. “Em vez de controlar a oleosidade, isso causa o efeito rebote. A dica é lavar o rosto apenas de manhã e à noite.”

– Não ter uma rotina de cuidados com a pele. “A maioria das pessoas que sofre com o excesso de oleosidade na pele são negligentes em algumas etapas fundamentais, como esfoliação e hidratação. Além disso, recomendo o uso de produtos que tenham ingredientes específicos para esse tipo de pele.”

O que usar na pele oleosa?

“O mercado dispõe de vários produtos para peles oleosas, mas soluções orgânicas acabam sendo as melhores opções por promoverem o equilíbrio do ph. O excesso de oleosidade é, na maioria dos casos, um problema de dentro para fora, agravados por muita maquiagem e outras químicas que impedem o ‘respiro’ da pele. Por isso, cosméticos orgânicos são mais indicados nesses casos porque possuem ingredientes naturais que vão tratar a pele de dentro para fora sem efeito rebote.”

Qual a rotina ideal para controlar a oleosidade da pele?

“Limpeza, esfoliação e hidratação, nessa ordem. Com exceção da esfoliação, que pode ser feita duas vezes por semana, os demais steps devem ser diários.”

Mais de Beleza