Top

Brasileiros têm consumido mais alimentos saudáveis; o que isso quer dizer?

Foto: Divulgação

O brasileiro tem buscado uma alimentação mais saudável durante a pandemia do novo coronavírus, passando a consumir mais frutas, hortaliças e feijão. É o que indica o estudo NutriNet Brasil, realizado pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP). De acordo com a pesquisa, houve um aumento de 40,2% para 44,6% no consumo desses alimentos.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Esse estudo demonstra uma preocupação maior com a saúde existente neste período. Ou seja, além das pessoas cumprirem as medidas de segurança e distanciamento, passaram a buscar por alternativas que fortalecessem o sistema imunológico e o bom funcionamento do organismo. Logo, o cuidado maior com a alimentação, com uma dieta balanceada, foi um fator com grande impacto nessas escolhas.

“A pandemia trouxe consigo mudanças na rotina, e muitas pessoas puderam ter uma oportunidade de colocar em prática hábitos saudáveis, movidos pela preocupação em tornar forte o sistema imunológico e cuidados com a saúde de forma geral, através da alimentação”, afirma a nutricionista Gabriela Barbosa ao Site RG.

De acordo com a Avaliação Nutricional da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) de 2017/2018, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 53% de todas as calorias consumidas pelos brasileiros vêm de alimentos in natura. Logo, de modo geral, o Brasil possui uma alimentação boa.

Essa mudança positiva na alimentação pode ser uma tendência. “É esperado que o hábito de se alimentar de forma mais saudável se torne uma tendência no pós-pandemia, visto que, ainda que silenciosos e pouco falados, os índices de obesidade, hipertensão e diabetes são crescentes na população brasileira”, acrescenta a nutricionista.

Como ter uma alimentação mais saudável?

Alimentos in natura e minimamente processados podem constituir uma alimentação saudável. Ou seja, são alimentos obtidos na natureza, incluindo carnes, e que passam por poucos ou nenhum processamento – secagem de grãos, moagem ou fermentação, por exemplo, que podem contribuir para a redução dos nutrientes e, consequentemente, sua qualidade.

Segundo a nutricionista, para tornar a alimentação mais saudável, é indicado o consumo de alimentos in natura, como “frutas, verduras, legumes e o consumo de comida caseira que por si só é mais saudável do que as que podem ser encontradas na rua”, explica Barbosa, que utiliza seu Instagram (@gabrielabarbosac_) para desmistificar temas voltados à alimentação e receitas que simplificam a alimentação no dia a dia.

Mais de Beleza