Top

Veja cinco alterações que envelhecem sua aparência

Foto: Park street/Unsplash

Se você acha que envelhecimento facial está sempre relacionado às rugas, é melhor rever seus conceitos. Podemos apresentar uma aparência mais velha mesmo antes de surgirem as primeiras linhas de expressão, pois algumas alterações, mais comuns em idades avançadas, também podem aparecer antes mesmo de você atingir a terceira década de vida.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Um rosto manchado e com olheiras, que sofreu enorme perda de gordura, tem veias aparentes e apresenta inchaço todos os dias precisa urgentemente de tratamento, para readequar a aparência com a idade real.

Convidamos médicos e especialistas para explicar o que acontece em cada caso e o que pode ser feito para devolver a jovialidade ao seu rosto. Veja a seguir:

Manchas e melasma não controlado

Segundo o dermatologista Dr. Abdo Salomão Jr, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, as manchas são alterações na cor da pele por um aumento da pigmentação, principalmente a melanina, pigmento que dá cor à pele, e sua produção é estimulada pelo sol. Como é uma característica que surge após danos cumulativos de exposição solar, essa alteração envelhece o rosto, principalmente quando não é tratada de forma efetiva.

“O principal fator causal é a exposição solar ultravioleta do sol, mas também pode ser por lâmpadas e câmaras de bronzeamento. Ou pode ser por doenças genéticas que sensibilizam muito a pele a qualquer tipo de luz. Existem fatores hormonais e o uso de alguns medicamentos que também predispõem as manchas”, afirma o médico.

“A genética também tem um peso importante, já que por conta da expressão de alguns genes, algumas pessoas podem ser mais propensas a terem problemas de pele, e também poderão ser mais sensíveis às manchas de sol. A boa notícia é que o seu estilo de vida afeta a expressão dos seus genes, e as mudanças certas nos seus hábitos podem reduzir drasticamente problemas com sua pele”, afirma o geneticista Dr. Marcelo Sady, pós-doutor em genética e diretor geral Multigene. “O principal tratamento para manchas é o laser Vektra QS, capaz de tirar manchas em uma sessão por atuar nas células produtoras de melanina. A radiofrequência microagulhada Eletroderme também é boa para mancha de melasma, uma doença genética, que é aquela mancha que dá no rosto e costuma ter relação com uso de hormônios e gravidez.”

Perda de gordura facial após dieta radical

Situações de escassez em dietas muito restritivas podem ser desastrosas para sua aparência – e envelhecer muito seu rosto. “Quando pensamos em perda de peso, pensamos sempre na perda de volume e de gordura corporal, em um corpo mais esguio, em mais energia e autoconfiança perdidas que fora agora reconquistada. Até aqui, tudo bem, são efeitos naturais dos quilos perdidos. Mas um processo de perda de peso tem ainda implicações também no rosto, afinal perdemos gordura no corpo inteiro, e isso nem sempre agrada”, afirma o cirurgião plástico Dr. Mário Farinazzo, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e chefe do setor de rinologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

De acordo com o cirurgião plástico, a perda de peso excessiva e sem acompanhamento causa a redução do volume que mantinha a pele mais esticada. “Com essa redução, há uma ‘sobra’ da pele, obviamente se considerarmos uma perda expressiva de gordura”, diz o médico. “Este fenômeno é particularmente mais importante no rosto, sendo mais significativo no terço inferior e no pescoço”, afirma o especialista.

Segundo a médica nutróloga Dra. Marcella Garcez, professora e diretora da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), o ideal é que qualquer emagrecimento rápido ou que conte com perda ponderal de mais de 10% do peso corporal tenha acompanhamento médico. “Só assim é possível descartar patologias e carências que agravam os sinais físicos de um emagrecimento não orientado. Como em muitas ocasiões a perda de peso não é monitorada, as intervenções nutrológicas devem ser incorporadas assim que o aspecto de envelhecimento precoce ou acelerado pelo emagrecimento for notado”, diz.

“Além de adequar a alimentação, alguns suplementos orais podem ser indicados para combater essa flacidez e fornecer nutrientes para o corpo, com substâncias como Exsynutriment, um silício biodisponível que age para estimular colágeno, e In.Cell, que fornece nutrientes importantes para a hidratação e a síntese de proteínas de sustentação da pele”, afirma a farmacêutica Mika Yamaguchi, diretora científica da Biotec Dermocosméticos. “Em alguns casos, pode ser necessário o uso de preenchedores injetáveis para recuperar o volume perdido”, afirma Farinazzo.

Olheiras insistentes

A área dos olhos tem a pele mais fininha do nosso corpo. E a principal alteração que surge na região e envelhece a pele, antes mesmo da formação de rugas, é a olheira. “Existem três tipos de olheiras. Elas podem ser: estruturais, ou seja, a olheira profunda, devido à anatomia da pessoa, que pode ser devido à genética ou ao processo de envelhecimento; a vascular, que é a olheira arroxeada e ocorre pela presença dos vasos sanguíneos abaixo da pele; e a pigmentar, que tem coloração amarronzada e é causada pelo acúmulo de melanina nessa região”, afirma Paola Pomerantzef, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). “Porém, o mais comum é a olheira mista, causada pela soma de mais de um fator”, explica.

No caso da olheira estrutural, o tratamento é feito com preenchimento dessa depressão com ácido hialurônico, segundo a médica. “O tratamento da olheira vascular é feito com a Luz Intensa Pulsada, enquanto da pigmentar pode ser realizado com lasers, peelings e cremes clareadores. No caso da olheira mista, é necessário associar os tratamentos”, afirma a dermatologista.

Fique de olho nos cremes clareadores também! Segundo a farmacêutica Mika Yamaguchi, uma boa pedida são produtos com Meiyanol, que diminui a inflamação e as olheiras, ou cafeína para estimular a microcirculação. Outra opção, disponível já no mercado sãoprodutos com  Cafeisilane C, uma cafeína biovetorizada pelo silício orgânico. “Esse ativo promove ação drenante e lipolítica, reduzindo o edema e bolsa”, afirma Isabel Piatti, consultora-executiva em estética e inovaçãcosmética e conselheira do Comitê Técnico de Inovação da Buona Vita.

Inchaço matinal diário

Quem costuma acordar todos os dias com o rosto inchado sabe o quanto isso dá uma aparência envelhecida ao rosto – sem contar que sempre estamos com cara de cansados, mesmo quando dormimos bem. O que você precisa fazer, nesses casos, é ficar de olho em alguns pontos, pois o inchaço pode ter várias causas. “O principal motivo do surgimento do inchaço é porque o sistema linfático, responsável pela reabsorção de líquido, fica mais lento durante o sono, o que aumenta o problema durante a noite. Mas também há forte influência da alimentação, álcool, remédios, alterações hormonais, posição de dormir e até causas genéticas”, afirma Paola.

É essencial ingerir, pelo menos, dois litros de água por dia, o que ajuda a desinchar o corpo todo; e principalmente controlar o consumo de sódio, que colabora para retenção de líquido. “Cuidado com o sódio ‘escondido’ em refrigerantes, doces, alimentos diet, sucos de caixinha, biscoitos, enlatados e salgadinhos, porque eles também facilitam esse processo de inchaço”, afirma Marcella. Também é importante manter uma dieta equilibrada, aumentando o consumo de couve, brócolis e repolho, vegetais que melhoram a eliminação de toxinas. No caso do inchaço, limpar o rosto com um sabonete ideal para o seu tipo de pele e investir em produtos que contam com a vitamina C são ações importantes. Prefira fórmulas que contenham a vitamina C estabilizada a 20%.

Veias aparentes

O pior dos problemas, justamente por conferir a sensação de envelhecimento ao mesmo tempo e que é difícil de ser camuflado com maquiagem, é o vasinho no rosto, que tem o nome técnico de telangiectasias. “A própria coloração das veias e também seu calibre (geralmente são finas) fazem com que dificilmente ocorra uma boa cobertura com maquiagem para esse problema que envelhece o rosto”, conta a cirurgiã vascular Dra. Aline Lamaita, membro da diretoria (comissão de marketing) da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular. A predisposição individual é um principal fator ligado ao aparecimento das telangiectasias e veias na região do rosto – e até mesmo crianças podem apresentar o problema na pele -, mas há outros como: envelhecimento (predisposição aumenta com a idade); exposição ao sol (os vasos aparecerem principalmente na face, pescoço e colo); gravidez (acontece por mudanças hormonais e podem desaparecer ou não após o parto); uso de cremes à base de corticoide; além da rosácea e excesso de peelings químicos.

“Quando fazemos peeling, com ácidos e retinol, estamos criando um processo inflamatório, ‘queimando a pele’ para ela descamar. Se esse processo for excessivo, abusivo, pode gerar, sim, os vasinhos no rosto”, argumenta a médica.

Aline ressalta que o uso de laser Nd Yag 1064 ou luz pulsada resolve o problema. “A luz pulsada é capaz de tratar a grande maioria dos vasinhos de face. Mas o Laser Nd Yag 1064 é o que existe de mais específico para tratamento de lesões vasculares apresentando maior efetividade no tratamento. São realizados disparos de laser que agem no sangue dentro do vaso, queimando o vaso por dentro, o que leva ao seu fechamento”, explica.

O tratamento apresenta bons resultados, segundo a médica, é feito em média em uma a cinco sessões (dependendo do tipo de lesão) e tem grande nível de segurança, já que a dor é amenizada com uso de aparelhos resfriadores de pele.

Em todo caso, é sempre fundamental buscar ajuda de um médico especialista para tratar qualquer alteração na pele. “Somente o médico fará a indicação correta do tratamento, podendo indicar também os suplementos e rotina de cuidados ideais”, finaliza Mika.

Mais de Beleza