Top

Guia do esfoliante: especialista mostra como e quando esfoliar o rosto

Foto: Pixabay

Para garantir uma boa rotina skincare, a esfoliação é fundamental. Mas, o que é esfoliar? Por que esse step é fundamental? Qual esfoliante escolher e com qual frequência usá-lo?

SIGA O RG NO INSTAGRAM

A dermatologista especialista em cosmiatria e parceira Souvie, Luciana Garbelini, esclarece as principais dúvidas sobre o produto. Veja a seguir:

O que é esfoliar?

“Basicamente, significa remover as células mortas da pele. Embora seja mais comum no rosto, também pode ser feito no corpo, mas por serem áreas com necessidades diferentes, exigem produtos específicos para cada uma dessas áreas e são feitas de formas diferentes.”

Por que esfoliar o rosto?

“Considerando que a esfoliação remove as células mortas, a ação da espaço para as células ativas trabalharem melhor e isso contribui para uma pele menos oleosa e sem células mortas.”

Qual esfoliante escolher?

“Produtos orgânicos são mais indicados por conter ingredientes naturais que serão absorvidas melhor pela pele, sem causar irritações, alergias e sensibilidade. Mas, não só a escolha do produto é fundamental, como também a periodicidade da esfoliação, que vai variar conforme o tipo de pele. Existem peles sensíveis, secas, oleosas/acneicas e normal. Para todos os casos, a indicação é fazer entre uma e duas vezes por semana. No entanto, para peles secas apenas uma vez por semana é suficiente para o rosto não ficar ressecado.”

Como esfoliar?

“Não importa o tipo de pele, a esfoliação deve ser feita com as pontas dos dedos sem friccionar com força. O rosto é sensível e esfoliantes são potentes, então delicadeza é fundamental para não causar vermelhidões e irritações.”

Mais de Beleza