Top

Sete procedimentos que diminuem alguns anos da sua aparência

Foto: Pixabay

Costuma-se dizer que nossas vidas estão escritas em nossos rostos, principalmente em marcas como manchas, linhas de expressão ou rugas. Mas se você quiser fazer uma pequena edição, apagar algumas linhas finas, suavizar um sulco profundo ou nivelar alguns pontos irregulares, há uma gama crescente de procedimentos para ajudar a mudar as estruturas ou rejuvenescer a pele desgastada pelo tempo e pela exposição ao sol.

Abaixo, selecionamos os procedimentos que realmente são eficientes para que você tenha uma aparência mais jovem:

Bioestimuladores injetáveis

Diferentemente dos suplementos e cremes de colágeno, os bioestimuladores irão estimular a produção natural de colágeno do corpo, dessa forma, o colágeno é realmente produzido aonde precisa. “Além disso, por serem produtos biocompatíveis (produzidos naturalmente pelo corpo), os bioestimuladores são produtos muito seguros”, diz o cirurgião plástico Dr. Mário Farinazzo, membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Os mais famosos são Sculptra, Radiesse e Ellanse. “O primeiro é composto por Ácido Polilático (PLLA). Ele é injetado na derme (segunda camada da pele), onde irá estimular o aumento da quantidade de colágeno no organismo. É um tratamento facial e corporal eficaz para quem busca uma forma de rejuvenescer a pele”, explica o médico.

Já Radiesse é composto por microesferas de hidroxiapatita de cálcio. “Esse é um tratamento com efeitos de longa duração, chegando até 24 meses. Aplicado no subcutâneo, ele causa um processo inflamatório que irá provocar a produção de colágeno. Em menor proporção, com o passar do tempo, ele também produz um efeito preenchedor”, afirma. E, por fim, Ellanse é um composto de carboximetilcelulose (gel à base de água) e policaprolactona, um polímero absorvível comumente utilizado para suturas e implantes. “Ele possui um efeito similar ao ácido hialurônico, produzindo efeitos de preenchimento imediato, mas também estimula a produção de colágeno ao longo do tempo”, explica o médico.

Toxina botulínica

Segundo a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, o melhor tratamento para as rugas dinâmicas, que são as rugas de expressão, continua sendo e provavelmente sempre será a toxina botulínica. “Sua aplicação é extremamente rápida e a paciente permanece de máscara o que torna o procedimento muito seguro”, explica a médica.

Se aplicada corretamente, a toxina botulínica age interrompendo a ação entre o nervo motor e o músculo, o que paralisa a musculatura. “Desse modo, eliminamos as rugas, já que estas são consequências da contração muscular”, afirma a cirurgiã plástica Dra. Beatriz Lassance, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e da Isaps (International Society of Aesthetic Plastic Surgery). O tratamento é bastante eficaz para suavizar temporariamente a aparência envelhecida da testa, sobrancelha ou pescoço enrugado.

Rinoplastia

A cirurgia do nariz também pode ter um efeito anti-idade, segundo um estudo publicado no começo do ano no periódico Aesthetic Surgery Journal. “Esse é um procedimento que a maioria das pessoas não considera como ferramenta para o rejuvenescimento, mas esse estudo mostrou que a rinoplastia, ou cirurgia plástica do nariz, pode fazer uma mulher parecer até três anos mais jovem”, afirma o cirurgião plástico Dr. Paolo Rubez, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, especialista em Rinoplastia Estética e Reparadora pela Case Western University e mestre em Cirurgia Plástica pela Unifesp. O estudo, liderado por pesquisadores da Universidade da Califórnia, usou um tipo de inteligência artificial conhecida como aprendizado de máquina. “Até agora, havia pouca ou nenhuma evidência científica objetiva para o efeito rejuvenescedor da rinoplastia. Mas essa tecnologia permitiu estimar com precisão a idade de maneira objetiva e provou reconhecer padrões e características do envelhecimento além do que o olho humano pode perceber”, diz Rubez. A rinoplastia envolve fazer alterações estruturais no osso e cartilagem através de pequenas incisões no nariz e, quando necessário, ao redor da narina, enquanto o paciente está sob anestesia geral.

Ultrassom ultrafocado

A flacidez também envelhece nossa aparência. Para tratá-la, é indicado equipamentos poderosos como o ultrassom ultrafocado. “O procedimento consiste em ondas de ultrassom que são direcionadas para um ponto específico sob a derme e provocam microlesões que promovem o estímulo do colágeno e a contração da pele, sendo assim indicado para o tratamento de flacidez de grau leve. Doloroso e feito em consultório, o ultrassom ultrafocado não exige tempo de recuperação e tem resultados visíveis após um ou dois meses”, afirma Beatriz.

Laser de picossegundos

Não há dúvida de que, além das rugas, as manchas também são capazes de envelhecer a pele em alguns anos. Para tratá-las, o laser de picossegundos representa um avanço em lasers por ser ultrarrápido (com pulsos em picossegundos), assegurando procedimentos com menos sessões, além de conferir mais segurança e menos dor ao paciente. Picossegundo é igual a um segundo dividido por trilhões, ou seja, trilionésimos de segundos. “O laser de tratamento de manchas, ao ser aplicado, é capaz de ‘despedaçar’ o pigmento. Quando falamos em um procedimento com duração de pulso em nanossegundos, ele é capaz de causar uma fragmentação do pigmento. Já o laser em picossegundos é mais rápido e causa uma microfragmentação, ou seja, o pigmento é espatifado em pedaços muito menores, o que facilita ao organismo eliminar esses pigmentos com menos efeito colateral”, afirma Paola. “Além disso, esse pulso é tão veloz que atinge o alvo (manchas e pigmentos de tatuagem) sem machucar o tecido sadio ao redor”, completa.

Por isso, o tratamento não tem downtime (tempo de recuperação) e o paciente pode voltar imediatamente às atividades normais após a sessão. Além disso, a recuperação da pele é mais rápida.

Surgical Derm

A nova ponteira da plataforma Solon conta com um sistema de plasma endodérmico de baixa temperatura que permite o tratamento das rugas em poucas sessões. “Na maioria das vezes, uma sessão é suficiente, mas dependendo da profundidade e quantidade de rugas podemos fazer até três sessões a cada dois meses. Esse procedimento traz grande resultado em rugas profundas ao redor da boca e no pescoço”, explica o dermatologista Dr. Abdo Salomão Jr., membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. O plasma endodérmico de baixa temperatura trabalha entre 40º e 45º, bem diferente do perfil de todos outros equipamentos que contam com a tecnologia no mercado. “Ele é um plasma que faz a sublimação (passagem direta de uma substância do estado sólido para o estado gasoso) da pele. Ele não carboniza. Esse é o seu maior diferencial. O Surgical Derm é um plasma frio que entra na pele com um orifício muito fino e se espalha na derme”, afirma o médico.

Com isso, há uma grande contração da pele, que reduz de forma eficaz a flacidez e rugas com resultado percebido já na primeira sessão. “Em apenas uma sessão, o resultado é muito melhor do que em quatro sessões do laser de CO2, que é mais utilizado para esse tipo de problema”, diz Salomão Jr.. Além das rugas, o tratamento melhora a textura e o brilho, ao mesmo tempo em que contrai o colágeno. O tratamento dura em média 20 minutos e é feito após aplicação do creme anestésico para diminuir o nível de dor.

Cirurgia de Castanhares (reposicionamento da sobrancelha)

O procedimento, indicado nos casos em que a grande questão é o reposicionamento e a forma da sobrancelha, é feito por meio da retirada de uma faixa de pele na região dos supercílios. “A técnica levanta as sobrancelhas e melhora a abertura dos olhos. O corte é feito rente à sobrancelha. É um procedimento rápido e o paciente volta para casa no mesmo dia. Por uma semana o local fica inchado e o corte avermelhado, mas a recuperação é rápida. O paciente não pode tomar sol por um mês, deve ficar duas semanas sem exercício físico e na primeira semana deve evitar trabalhar”, diz Farinazzo.

Segundo o dermatologista Salomão Jr., o uso de suplementos também pode ajudar na formação do colágeno, ajudando a diminuir alguns anos na aparência. A farmacêutica Mika Yamaguchi, diretora científica da Biotec Dermocosméticos, argumenta que as tecnologias podem ser associadas com suplementos via oral para estimular o colágeno da pele, como o silício Exsynutriment. “Combinando silanol com peptídeos do colágeno, Exsynutriment auxilia a síntese de colágeno de boa qualidade, estimula fibroblastos, incrementa a produção de proteínas estruturais (elastina, ácido hialurônico e proteoglicanas) de forma organizada, melhorando a qualidade da matriz extracelular (MEC); e tem a vantagem de possuir excelente absorção e biodisponibilidade”, explica a farmacêutica.

Outro ingrediente importante para esse estímulo é o In.Cell, um item funcional preparado a partir da gema do ovo esterilizada rica em DHA. “Ele contém aminoácidos essenciais, lipídeos e ácidos graxos mono e poli-insaturados (ômegas 3, 6, 7 e 9) nas proporções adequadas para o consumo humano, promovendo hidratação e nutrição celular para a pele, além de aumentar a formação de colágeno”, conta a farmacêutica.

Mas ao perceber qualquer alteração na pele decorrente do declínio do colágeno, o melhor a fazer é procurar um médico, que poderá orientar o melhor tratamento adequado ao seu caso.

Mais de Beleza