Foto: Haley Phelps/Unsplash
O inverno está perto do fim e a primavera já dá sinais de dias mais quentes. Com a variação das temperaturas e, consequentemente, da umidade relativa do ar, a nossa pele também sofre os efeitos. Com temperaturas mais altas, mais do que nunca é preciso manter a pele hidratada e protegida contra os raios solares que são prejudiciais a saúde.
SIGA O RG NO INSTAGRAM
A dermatologista Simone Stringhini – líder da clínica Stringhini | Dermatologia Avançada, membro da Academia Americana de Dermatologia e com 30 anos de experiência – afirma que quando a pele fica seca e áspera, ela tem a sua camada de proteção natural prejudicada, podendo até descamar e, deixando assim, o organismo mais vulnerável a entrada de fungos e bactérias.
Segundo ela, isso pode acontecer quando o clima fica mais seco e nós acabamos perdendo água de dentro da pele para o meio ambiente, favorecendo o ressecamento. “Mas tem alguns outros fatores que fazem com que a nossa pele seja ainda mais seca, como por exemplo: a idade, alergias crônicas, doenças respiratórias, como rinite e bronquite, e para as mulheres, mais um fator que favorece o ressecamento da pele é a menopausa”, explica. A dermatologista alerta ainda para a possibilidade do hipotireoidismo, que convém verificar com o médico.
Além desses fatores biológicos, alguns fatores externos também podem contribuir para o ressecamento da pele, como: banhos muito quentes, uso de sabonetes abrasivos ou com PH alcalino e esfregar a pele com bucha. Segundo a dermatologista, “isso tira toda a proteção da pele e acaba fazendo com que ela fique ainda mais seca”. Ela diz ainda que algumas áreas do corpo já tendem a ter a pele mais seca do que outras, “geralmente, os braços, as pernas e os pés tendem a ter a pele mais ressecada”, afirma a médica.
A doutora dá cinco dicas importantes para recuperar a pele e prepará-la para a próxima estação, de forma saudável.
1- Beber bastante água e passar filtro solar
É fundamental beber muita água para que ela consiga hidratar a pele. O filtro solar é essencial para bloquear os raios prejudiciais a saúde.
2- Não tome banhos muito quentes
A água quente pode queimar a pele e ressecá-la ainda mais.
3- Use um sabonete Syndet
O nome pode ser estranho, mas este é um tipo de sabonete que tem o pH ajustado entre 5,5 e 7, o ideal para a nossa pele, além de provocar menos irritações. Existem várias marcas de sabonetes populares no mercado que são do tipo Syndet.
4- Não use bucha para esfregar a sua pele
Como a doutora já havia orientado, não use bucha para esfregar a pele pois isso faz com que saia a proteção da derme, deixando-a mais seca e mais suscetível a irritações.
5- Passe um óleo pós-banho
A pele precisa de óleo. A doutora indica passar um óleo pós-banho ou um hidratante com bastante óleo, que pode ser em formato de loção, creme ou em manteiga. Segundo a dermatologista, quanto mais grosso for o hidratante, maior será o teor de óleo que o compõe e maior será a eficácia do produto.
A doutora indica dar preferência a consistência de creme ou manteiga nas áreas mais secas do corpo.
Dra. Simone Stringhini na clínica Stringhini | Dermatologia Avançada – Foto: Divulgação