Top

Proteína da juventude: saiba como dar um boost de colágeno na pele, sem agulhas

Foto: Arquivo Harper’s Bazaar

Você tem medo de agulhas? Dez por cento da população mundial sofre desta fobia, o que já chama a atenção do mercado da beleza, que não para de lançar meios não invasivos para quem quer dar um efeito lifting na pele. A dermatologista Tatiana Jerez, por exemplo, indica uma tecnologia indolor que estimula a formação de colágeno e melhora a flacidez da face.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

“A combinação entre radiofrequência e ultrassom simultâneo do Exilis Ultra pode estimular o colágeno do rosto todo ou apenas da região dos olhos”, diz Tatiana.

O Journal Dermatologic Therapy publicou evidências de que o tratamento com essa tecnologia atinge com precisão áreas superficiais e mais profundas da pele, aumentando a produção de colágeno em até 26% após três meses do término do protocolo.

Mas, você sabe por que o nosso corpo perde essa proteína? Radiação solar, estresse, poluição, falta de sono, tabagismo, alimentação inadequada, entre outros fatores, geram os radicais livres, causando a oxidação e degradação das fibras de colágeno. Essa diminuição ocorre a partir dos 25 anos e, por isso, devemos estar atentos, como alerta a dermatologista Larissa Kirylko Barion.

“Aos 30 anos, passamos a degradar 1% de colágeno ao ano, e tratamentos que visam o estímulo da produção dessa proteína são indicados. No entanto, pacientes com 25 anos podem iniciar os procedimentos com a finalidade de fazer um ‘banco de colágeno’ na pele”, explica Larissa.

Para auxiliar o protocolo, é importante manter a hidratação da região dos olhos, como orienta a dermatologista Aline Vieira:

“Como é uma pele mais fina e com muito movimento, envelhece rápido e também tem maior perda de colágeno. Não deixe de usar filtro solar, mesmo em casa, porque você está exposta a telas. Para hidratar a região, você pode apostar em produtos simples, como vaselina ou um creme específico para a região que já use. Outra dica é dormir bem.”

Aline destaca ainda que todos esses produtos e uso de tecnologia devem ser orientados por médico de confiança, durante consulta de avaliação do caso.

Mais de Beleza