Top

Saiba como cultivar e cuidar do cabelo branco

Foto: Kirstin Sinclair/Getty Images

A quarentena encorajou muitas mulheres a assumirem o cabelo branco. Além de ser uma opção mais prática em tempo de isolamento social, também é um ato de empoderamento e libertação. Gabi Balan, harstylist do TP Beauty Lounge, conta que a tendência surgiu porque as mulheres puderam, pela primeira vez, se ver no espelho de uma maneira natural sem a necessidade de aprovação da sociedade. “Nada mais é do que uma oportunidade de experimentar algo novo, uma realidade que elas tanto escondiam com a coloração”, afirma Gabi.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

De acordo com a dermatologista Paula Amorim, responsável pelo núcleo de tricologia da Clínica Juliana Piquet, os fios brancos aparecem pela falha do sistema antioxidante dos melanócitos do folículo capilar, responsáveis por produzir a melanina, que confere não só a cor, mas também proteção para os fios.

Dessa forma, cabelo grisalho é mais grosso e rígido, muitas vezes difícil de controlar devido a  alterações estruturais que acontecem na haste capilar. Além disso, eles têm uma taxa de crescimento maior, costumam ser mais ressecados e sensíveis aos danos externos, químicas e menos maleáveis, por isso exigem cuidados especiais.

Fatores climáticos como sol, mar, poluição, vento e chuva podem deixar o cabelo grisalho com uma cor queimada. Para evitar este efeito amarelado Gabi indica o uso de xampus com pigmento violeta, de uma até duas vezes por semana, intercalando com xampus para cabelos normais ou hidratantes.

Paula explica que a hidratação é super importante para minimizar o aspecto mais opaco que os fios têm e pode ser feita desde a escolha dos produtos de uso no banho, até os finalizadores como os leave-ins, baumes e brumas de uso após a lavagem. Esses podem ter propriedades hidratantes, antioxidantes e de proteção térmica e solar. Alternar máscaras e ampolas de hidratação e nutrição uma a duas vezes por semana intensifica os resultados.

A dermatologista ressalta ainda que a temperatura da água também é importante porque quando muito alta favorece o ressecamento e abertura das cutículas, então é melhor evitar banhos quentes. “Ideal, o uso de condicionadores e máscaras com poder de lubrificação ajudam a melhorar a textura, o brilho e diminuir a eletricidade que leva ao frizz. Para as mulheres que têm o hábito de usar secador, a aplicação de um leave-in com proteção térmica antes do uso do secador ajuda a proteger os fios dos danos causados pelo calor e mantê-los com aspecto mais saudável”, completa.

Mais de Beleza