Top

Qual o momento ideal para desembaraçar os fios?

Foto: Adrian Fernández/Unsplash

Desembaraçar os fios pode parecer um processo simples, mas quando feito de maneira errada pode ser bastante prejudicial à saúde capilar, fazendo com que as mechas se quebrem ou tenham frizz excessivo. Para não errar, o terapeuta capilar parceiro Belliz, Pietro Trindade, revela o momento ideal para pentear o cabelo.

Cabelo molhado

“Quando o cabelo está molhado, os fios ficam inchados e dão a falsa impressão de serem mais grossos, mas acontece justamente o contrário”, afirma o expert, que explica, “nesse estado, eles estão ainda mais frágeis e quebram com facilidade, mesmo se penteados com cuidado”. Embora seja um hábito para alguns, principalmente as cacheadas, Trindade afirma que desembaraçá-los no chuveiro não é a melhor opção.

Cabelo seco

Segundo o expert, fios secos são mais fortes, porém menos flexíveis, principalmente para as cacheadas. “Desembaçar os fios quando eles estão muito secos torna o processo muito mais complicado pelo fato de as mechas estarem mais rígidas. Ao desembaraçá-los nesse estado, aumentam as chances de quebra do fio, danificando bastante o cabelo.”

Cabelo úmido

“O ideal é unir a flexibilidade das mechas molhadas com a força dos fios secos. Por isso, o melhor momento para pentear o cabelo é quando os fios estão úmidos, no meio termo”, afirma o profissional. Porém, o expert dá a dica de como fazer esse processo da forma correta sem prejudicar a estrutura do fio. “Inicie desembaraçando nas pontas, que é a parte mais fina e sensível do fio. Depois, suba até o topo da cabeça, mas de forma gradual, para que os nós sejam desfeitos completamente e sem causar quebra”, explica.

A escova ideal

Lisos e ondulados

Para desembaraçar fios lisos e ondulados, o parceiro Belliz dá a seguinte opção: “Para ambos os tipos de cabelo é possível escolher os modelos vasados, já que o design da escova não retém água dos fios e ajuda a desembaraçar o cabelo enquanto também massageia o couro cabeludo por conta das “bolinhas” que ficam nas pontas das cerdas”, explica.

Cacheados e Crespos

“Para cacheadas e crespas, invista em escovas ou pentes de madeira. O mercado dispõe de várias versões, mas as de pinos espaçados são ótimas para desembaraçar os cachos sem deformá-los, preservando a sua textura e reduzindo o frizz das mechas”, finaliza.

Mais de Beleza