Top

5 dicas para evitar que a pele abaixo da barba fique desidratada

Veja aqui dicas de como deixar a pele da barba sempre hidratada. Na foto, o chef e jurado do programa Masterchef, Henrique Fogaça (Foto: Reprodução/Instagram)

O estilo barbudo está em alta, e cada vez mais os homens têm se preocupado com a estética dos pelos faciais. Entretanto, apesar de conferir um aspecto agradável, assumir o “barbão” demanda alguns cuidados a mais.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

“Uma das principais queixas entre os adeptos da barba é a pele seca que fica sob os pelos faciais. Muitas pessoas se esquecem que, assim como cuidamos dos cabelos e do couro cabeludo, temos também que cuidar dos pelos faciais e da pele que fica sobre eles.

Com simples cuidados, é possível acabar com os incômodos dessa pele seca”, afirma Ana Paula Kascher, diretora comercial da B.URB. Veja algumas dicas:

Lave o rosto com água morna

Tomar banho e lavar o rosto com água quente pode parecer relaxante em um primeiro momento, mas certamente não favorece a pele. A água quente retira parte do manto hidrolipídico, barreira protetora da pele, que, com o tempo, passa a ficar com aspecto “rachado”, podendo causar coceira e até o surgimento de placas vermelhas de irritação.

Prefira água fria ou em temperatura morna no banho e na hora de lavar o rosto. Além disso, evite o excesso de lavagem, pois a prática excessiva também retira o óleo natural da pele e pode deixá-la seca e com o aspecto de repuxado. O recomendável é lavar apenas duas vezes ao dia.

Utilize um xampu próprio para barba

Uma higiene correta é o primeiro passo para evitar coceira. Lavar corretamente os pelos faciais mantém a barba livre de sujeira, poeiras e células mortas que se acumulam ao longo do dia. No entanto, um erro muito comum que homens cometem é o de utilizar xampu para cabelo para higienizar a barba. A diretora comercial da B.URB explica que os xampus para cabelo possuem ativos responsáveis por remover a oleosidade do couro cabeludo. Esses ativos, se usados na barba, removem uma camada de hidratação importante para a pele.

Esfolie

Esfoliar a região retira as células mortas que podem causar ressecamento e coceiras. Outro benefício de utilizar um esfoliante é que o produto promove uma limpeza mais profunda nos poros, desobstruindo-os e liberando passagem para os pelos crescerem no sentido correto, impedindo de encravar e de formar cravos e espinhas.

Use um hidratante

Hidratar a pele e a barba todos os dias é um cuidado importante para evitar o ressecamento e a descamação na área, além de prevenir e acalmar a coceira. O ideal, para os barbudos, é utilizar hidratantes específicos para pelos faciais.

Invista em um óleo se sua barba também estiver ficando seca

Assim como cuidados para pele seca envolvem mais de um produto, você pode, sim, aliar o uso de hidratantes e óleos no intuito de melhorar o aspecto da barba.

Mais de Beleza