Top

Pesquisa revela exercícios mais praticados durante a quarentena

Foto: Divulgação

Mesmo após a flexibilização do isolamento social no Brasil e a reabertura de alguns setores, incluindo as academias, a indicação de autoridades e órgãos responsáveis ainda é ficar em casa, caso seja possível. Algumas restrições e protocolos foram estabelecidos para maior segurança dos instrutores e professores e dos alunos.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

As academias só poderão funcionar com 30% da capacidade permitida, com o funcionamento limitado a seis horas por dia. A entrada só será permitida com agendamento de horário prévio, o uso de máscaras de proteção é obrigatório e o uso de chuveiros também não é permitido. Além disso, acompanhamentos e aulas individuais são permitidas, mas as coletivas, não, e os equipamentos devem ser limpos pelo menos três vezes ao dia.

Ainda assim, muitas pessoas não se sentem seguras para retornar para academias e atividades esportivas no geral, e preferem realizar exercícios em casa, quase sempre com o apoio de aulas online.

É como relata Ana Carolina Orsalino, profissional de educação física e proprietária de um estúdio de pilates. “Eu falo que este momento é apenas para pagar as contas. Tem gente que não sabe mexer com o computador, que acabou pedindo para o filho arrumar, então, foi todo mundo se adaptando”, conta ela, que antes da pandemia tinha em média 100 alunos. Hoje, conta com apenas 35, que continuam com as aulas de pilates via internet.

Uma pesquisa revelou que pilates foi uma das modalidades mais procuradas pelas pessoas durante o isolamento social. Segundo a plataforma de saúde, esporte e bem-estar Weburn, houve um aumento de 300% de visualizações das aulas dessa categoria, sendo a quarta mais procurada.

As aulas de ioga também bateram recordes, ficando em terceiro lugar no índice de procura pelos alunos, alcançando mais de nove mil acessos no último trimestre, representando um crescimento de 350% comparado aos números antes da pandemia. Em segundo lugar está o Playdance, com 52 mil acessos, alcançando um aumento de 132%.

O mais procurado foram os treinos de alta performance e intensidade, como o HIIT e treinos funcionais, que podem ser facilmente feitos sem o uso de aparelhos em casa. O Weburn revelou que houve mais de 92 mil acessos, resultando em um crescimento total no trimestre de 200%. No total, de abril até junho, a plataforma constatou um aumento de 192% de acessos em todas as áreas disponibilizadas.

O aumento da procura por aulas online, segundo profissionais, se dá não só por aqueles que já realizavam alguma atividade antes do isolamento, mas também por pessoas que desejaram começar algum esporte para conseguir lidar melhor com o isolamento e com a saúde mental. É importante, entretanto, principalmente para os iniciantes, respeitar os seus limites e, se possível, ter o auxílio de algum profissional formado na faculdade de Educação Física, a fim de evitar lesões e acidentes.

Mais de Beleza