Top

Apenas 28% dos brasileiros conseguem ter uma rotina de autocuidado

Foto: Divulgação

Dedicar uma parte do dia para cuidar do corpo e da mente vai além da vaidade, sendo um hábito importante para manter a saúde em dia, e inclui uma alimentação saudável, consultas médicas regulares e o uso de produtos específicos para cada tipo de pele e cabelo, permitindo resultados positivos e melhor custo-benefício. Incluir pausas no dia a dia também é essencial para não sobrecarregar a mente e o corpo de trabalho e obrigações gerais, que, quando feitos de maneira intermitente, podem prejudicar o organismo e diminuir a produtividade.

Principalmente em um contexto estressante, como a pandemia causada pelo novo coronavírus, se conectar consigo mesmo e entender as necessidades pessoais, fora da esfera de trabalho e estudo, ajuda a definir os limites do corpo e entender quais as prioridades. Uma pesquisa realizada pelo Ibope e encomendada pela Bayer mostrou como vai a rotina de autocuidado dos brasileiros e como ela foi afetada pela pandemia.

De acordo com o levantamento, 84% dos entrevistados buscam ter uma rotina de autocuidado, mas somente 28% conseguem colocar em prática hábitos do tipo. Para 87%, a alimentação saudável ainda é o aspecto mais relevante para manter a boa saúde, e, apesar de pontos como praticar atividades físicas e fazer exames de rotina também terem sido citados pelos entrevistados, nenhum deles mencionou hábitos de higiene, cuidados com o corpo e excesso de bebida alcoólica como fatores importantes. No estudo, foi indicado que o brasileiro atualmente entende que o cuidado com o próprio corpo e a saúde traz como principais benefícios o estímulo do sistema imunológico (31%), a diminuição da chance de ficar doente (25%), além de promover o bem-estar (21%).

Impactos da pandemia

Por conta da pandemia, questões como higiene e imunidade se tornaram partes mais importantes na rotina de autocuidado dos brasileiros. Segundo o estudo, 14% dos entrevistados iniciaram a utilização de suplementos vitamínicos para prevenir doenças e reforçar o sistema imunológico, e 13% incluíram mais produtos de higiene pessoal no seu dia a dia.

Entretanto, a pandemia tem afetado outros hábitos: 25% dos entrevistados diminuíram a frequência ou pararam completamente de praticar exercícios físicos nos últimos meses. Esse ponto se deve principalmente pela falta de costume em realizar atividades físicas dentro de casa, já que parques e academias fecharam as portas como medida de contenção da propagação do vírus.

Uma rotina de autocuidado vai além de usar produtos na pele ou comer uma fruta durante o dia. Ela inclui respeitar os limites do corpo entender quais são as necessidades do organismo, mantendo uma alimentação saudável e balanceada, praticando exercícios e evitando vícios, como fumar ou consumir bebida alcoólica com muita frequência, ainda que esses sejam pontos normalmente deixados de lado. Realizar exames de saúde, manter as vacinas em dia e consultar médicos regularmente também faz parte de uma rotina de autocuidado – tudo para ter a certeza de que o corpo está funcionando bem. Cuidados do tipo refletem na saúde da pele, cabelo e unhas, além de reduzir o risco ou ajudar a diminuir os impactos de certos problemas de saúde. Os dermocosméticos entram com um apoio para a rotina, sendo parte, mas não o todo, do autocuidado.

Mais de Beleza