Top

Três dicas para domar os fios da barba

Foto: Reprodução/Instagram/@ rodrigolombardi

Uma barba volumosa e alinhada é o sonho de consumo de grande parte dos homens. Porém, manter a barba com boa aparência pode se tornar um desafio, principalmente quando os fios começam a ficar rebeldes, tornando-se difíceis de domar. “Para manter a barba sob controle, o ideal é visitar um barbeiro regularmente. A quantidade de visitas vai depender do tamanho da barba. Barbas curtas devem ser aparadas a cada duas semanas, mais ou menos, enquanto as longas podem ficar mais tempo sem corte, de três semanas a um mês. Porém, se você souber aparar o bigode em casa com a maquininha, as visitas ao barbeiro podem ser mais espaçadas”, afirma Renato Lima, diretor de marketing da B.URB. Mas, segundo o especialista, existem alguns cuidados que podem ser tomados em casa e que ajudam a domar os pelos faciais.

Utilize xampus específicos para a barba

Evite usar sabão em barra regular ou xampus para o cabelo, porque eles podem ressecar a pele e os fios, deixando-os ainda mais rebeldes. Trate sua barba do mesmo modo que você trata seu couro cabeludo, com xampus específicos para a região e com propriedade levemente hidratante.  O xampu deve ser aplicado com o rosto molhado sobre a barba, bigode e pescoço, massageando até formar espuma e, em seguida, enxaguar.

Utilize um balm para barba

Além de hidratar, o balm tem como objetivo alinhar os fios, dar volume e textura e deixar a barba firme e arrumada, domando os fios rebeldes. No geral, o balm é considerado um produto multifuncional, já que hidrata, estiliza e deixa a barba um pouco mais grossa. O balm deve ser aplicado sobre a barba limpa e seca, massageando toda a área e, em seguida, penteando para alinhar os fios.

Penteie a barba com frequência

Pentear a barba ajuda a eliminar os pelos fracos, que deixam a barba com aspecto desgrenhado, e manter apenas os fortes e saudáveis. Para isso, opte sempre por pentes de madeira, pois a madeira é responsável por retirar a eletricidade estática dos fios, acalmando e domando a barba, cabelo e bigode. Fios livres de eletricidade estática causam menos nós, tornando-se menos rebeldes à ação de pentear e desembaraçar. Além disso, os pentes de madeira distribuem melhor a oleosidade natural do fio, evitando que se acumulem na raiz e que a ponta fique seca. A B.URB conta com modelos de pentes de madeira – Mitte, Revere e Malden – para todos os tipos de barba.

Mais de Beleza