Top

 Açaí ajuda a retomar alimentação equilibrada

Foto: Pixabay

A quarentena alterou a rotina de muitos brasileiros, inclusive a alimentação. Após quatro meses de quarentena, é preciso repensar os hábitos alimentares para que não se tornem problemas de saúde.

“Atualmente, muitas pessoas estão passando por estresse e ansiedade. Ter uma alimentação adequada e equilibrada nesse momento é fundamental para ajudar o corpo a se proteger contra os danos causados por esse nervosismo”, comenta Andrea Takayama, nutricionista da Oakberry , rede de alimentação rápida e saudável com foco em açaí. Com o objetivo de ajudar os interessados a retomarem uma alimentação mais saudável, a profissional listou os principais motivos para se consumir açaí. Veja:

Adeus intestino preso

Para economizar tempo na cozinha, as pessoas podem comer produtos industrializados. Porém, por serem processados e não terem tantos nutrientes e fibras, tais alimentos podem prejudicar o funcionamento do intestino. Tal consumo, somado ao sedentarismo e pouco ingestão de líquidos são algumas das causas da prisão de ventre. Nesse contexto, o açaí, que é rico em fibra, pode ajudar. Um dos papéis das fibras é o de melhorar as funções do intestino, acelerando o trânsito intestinal, prevenindo a constipação e aumentando o volume e maciez das fezes, além disso ela é capaz de prevenir outros tipos de doenças. Porém, Andrea alerta que é importante aliar o consumo de fibras com água, pois quando não há essa hidratação, há o risco de efeito contrário aconteça e o intestino fique preso.

Colesterol lá embaixo

Além de questões como o histórico familiar, fatores como consumo excessivo de álcool e uma alimentação rica em gordura saturadas e açúcares podem contribuir para o aumento do colesterol. Para aqueles que buscam controlar os níveis de LDH [colesterol] o açaí puro está liberado e contribui para a diminuição do colesterol ruim. Aqui as fibras assumem outro papel, o de regulador da colesterolemia. As fibras têm a capacidade de aumentar a excreção de ácidos biliares e modificar a absorção de lipídio, diminuindo a absorção de colesterol. Além disso, a composição do açaí conta com as gorduras boas como Ômega 6 e 9 que são capazes de controlar o colesterol e aumentar o colesterol bom.

Ajuda a emagrecer

Para quem quer perder os quilinhos ganhos durante a reclusão, o açaí não deve ser esquecido. Mesmo sendo um alimento calórico, a ação das antocianinas e das fibras favorece a perda de peso. Por serem antioxidantes, as antocianinas ajudam no processo anti-inflamatório do corpo, potencializando no processo de emagrecimento. “Quando associado a uma alimentação saudável o açaí pode ser um bom aliado para o emagrecimento, pois em sua composição possui diversos nutrientes que irão ajudar ao emagrecimento, como os antioxidantes, fibras, e gorduras boas”, explica a nutricionista. Além disso, a profissional aconselha que a fruta seja consumida acompanhada por aveia, chia, frutas, coco seco e castanhas

Mais de Beleza