Top

Especialista explica três motivos errados na hora de buscar cirurgia estética

Foto meramente ilustrativa: Getty Images

Um procedimento estético pode ajudar a recuperar a auto-confiança e obter o rosto e o corpo com o qual sempre sonhou. Mas a decisão de ‘entrar na faca’ deve ser levada a sério. Antes de marcar uma consulta com um cirurgião plástico, preste atenção ao motivo que te levou até lá. “O médico também pode ajudá-lo a decidir se você está escolhendo ou não fazer cirurgia com boas intenções”, explica o cirurgião plástico Mário Farinazzo*.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Se você não tiver certeza se está considerando uma cirurgia plástica pelos motivos certos, sua melhor aposta é marcar uma consulta com um cirurgião plástico certificado. Durante a consulta, ele avaliará o seu caso, indicará possíveis procedimentos, informará quais resultados são alcançáveis e responderá a qualquer pergunta que possa ter. Farinazzo aponta três motivos errados pelos quais as pessoas buscam procedimentos invasivos:

NARIZ DE UM FAMOSO
O médico sempre irá analisar se realmente é indicada uma rinoplastia ou qualquer outra. Qualquer procedimento estético, inclusive os mais invasivos, deve ser feito com responsabilidade, sempre levando em conta as características individuais e as necessidades de cada paciente. “A intenção de uma cirurgia plástica, ainda mais em um procedimento mais delicado como a rinoplastia, não é deixá-lo parecido com alguém, mas buscar a sua melhor versão de acordo com seus traços. Esses procedimentos serão realizados de acordo com a harmonia do rosto”, diz o médico.

PLÁSTICA DE VINGANÇA
Existe uma tendência “perturbadora” que se tornou comum nos últimos anos chamada de “cirurgia plástica de vingança”. Ele relata que, para que a expectativa não seja frustrada, o procedimento tem por objetivo melhorar a aparência do paciente. “Não tem o poder de juntar casais”, diz o médico.

Geralmente, quando os amantes abandonados dizem que querem mudar o visual para voltar para um ex que os deixou por uma pessoa mais jovem. “Pacientes que foram submetidos a um divórcio recentemente buscam na cirurgia uma forma de mostrar ao ex o que ele estava perdendo. Embora os procedimentos cirúrgicos possam aumentar a confiança, a única razão é porque deseja se sentir melhor, não porque deseja se vingar de alguém que o deixou ou tentar reconquistá-lo”, afirma o médico.

ORDEM DOS OUTROS
Em um relacionamento saudável entre amantes, amigos ou familiares, você respeitará as opiniões de seu parceiro ou daqueles que estão mais próximos. No entanto, cuidado com alguns incentivos que não fazem bem. “Se seu parceiro ou alguém próximo lhe pedir para fazer um aumento ou uma lipoaspiração, você não deve correr para a clínica. Mais uma vez, a decisão de fazer um procedimento estético deve ser sua e somente sua”, crava o cirurgião plástico.


*Ele é membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), Chefe do Setor de Rinologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e Cirurgião Instrutor do Dallas Rinoplasthy™.

Mais de Beleza