Top

Higienize as mãos: 6 dicas para manter a pele macia

Foto: Pixabay

Uma das principais recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para o combate à Covid-19 e outras doenças virais é a higienização das mãos. Aplicar álcool em gel e lavá-las com água e sabão tornaram-se hábitos fundamentais para a preservação da saúde. Mas, apesar de essenciais, esses cuidados podem deixar as mãos ásperas e ressecadas.

“A pele que reveste o dorso da mão é fina e sensível e conta com poucas glândulas sebáceas e, por isso, tende a tornar-se áspera e desidratada, em alguns casos a pele pode até a rachar”, explica o dermatologista Cristiano Kakihara, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Além disso, de acordo com o especialista, o dorso da mão está sempre exposto à ação de fatores externos, como os raios solares, produtos químicos e outros agentes agressores. “Tudo isso, somado ao uso contínuo do álcool em gel e às lavagens frequentes, aumentam ainda mais as chances de ressecamento da pele”, completa Kakihara.

A boa notícia é que você não só pode, como deve, continuar seguindo todos os protocolos de higiene para se proteger do coronavírus e, ainda assim, preservar a elasticidade, maciez e hidratação das mãos.

Veja a seguir seis dicas do dermatologista para ajudar a manter a pele da mão saudável.

Uso de luvas

Use luvas sempre que mexer com produtos de limpeza. Dê preferência às de vinil, que geram menos reação alérgica que as de látex.

Sabonete

Você já sabe que cuidar da higiene pessoal é necessário, mas é possível usar produtos que preservam a sua saúde e sua beleza ao mesmo tempo. Por exemplo: ao escolher o sabonete para lavar as mãos, vá pela opção do suave, com pH fisiológico e com substâncias hidratantes, de forma a promover uma limpeza eficaz, sem ressecar ou remover a camada protetora.

Glicerina

O álcool em gel pode diminuir a camada lipídica (proteção externa) da pele, deixando-a ressecada. A dica para preservar a hidratação é checar as informações do rótulo do produto e escolher o que leva glicerina na sua composição.

Esfoliação

Faça uma esfoliação nas mãos a cada 15 ou 30 dias para remover as células mortas da pele, potencializar a absorção dos agentes hidratantes e restaurar o viço natural.

Hidratação

Hidratação é o segredo. Invista em um creme hidratante específico para as mãos, bem espesso e eficaz. Além de repor a água perdida e recuperar o toque macio, o produto atua preventivamente, ao formar uma película protetora sobre a superfície da pele e evitar a desidratação. Aproveite e aplique também nas unhas, fazendo uma massagem suave. E lembre-se: assim como o álcool em gel, o seu creme para as mãos devem estar sempre por perto, seja na bolsa ou no nécessaire, para ser reaplicado diversas vezes ao longo do dia. E beba bastante água. Um corpo bem hidratado reflete na saúde da pele. A ingestão diária deste líquido essencial é variável e depende do peso da pessoa e de doenças associadas que a pessoa tenha. Muito importante consultar um médico para averiguar a quantidade ideal.

Protetor solar

Protetor solar deve ser aplicado nas mãos também. Assim como no rosto, o produto é essencial para prevenir as manchas provocadas pelo sol e o aparecimento dos sinais da idade.

“Incorpore essas dicas ao seu dia a dia e mantenha suas mãos bonitas e livres de doenças” completa o dermatologista.

Mais de Beleza