Top

5 dicas de como cuidar do seu “barbão”

Imagem meramente ilustrativa: Getty Images

Cada vez mais os homens têm se preocupado com a estética dos pelos faciais. Entretanto, apesar de conferir um aspecto agradável, assumir o “barbão” demanda alguns cuidados a mais. Quer aderir o famoso barbão? Com simples cuidados, é possível acabar com os incômodos dessa pele seca.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

“Muitas pessoas se esquecem que, assim como cuidamos dos cabelos e do couro cabeludo, temos também que cuidar dos pelos faciais e da pele que fica sobre eles”, afirma Ana Paula Kascher, diretora comercial da B.URB. Confira algumas dicas:

LAVE O ROSTO COM ÁGUA MORNA
Tomar banho e lavar o rosto com água quente pode parecer relaxante em um primeiro momento, mas certamente não favorece a pele. A água quente retira parte do manto hidrolipídico, barreira protetora da pele, que com o tempo passa a ficar com aspecto “rachado”, podendo causar coceira e até o surgimento de placas vermelhas de irritação. Por isso, prefira sempre água fria ou em temperatura morna no banho e na hora de lavar o rosto. Além disso, evite o excesso de lavagem, pois a prática excessiva também retira o óleo natural da pele e pode deixá-la seca e com o aspecto de repuxado. O recomendável é lavar apenas duas vezes ao dia.

SHAMPOO PRÓPRIO
Uma higiene correta é o primeiro passo para evitar coceira. Lavar corretamente os pelos faciais mantém a barba livre de sujeira, poeiras e células mortas, que se acumulam ao longo do dia. No entanto, um erro muito comum que homens cometem é o de utilizar shampoos para cabelo ao higienizar a barba. Ana Paula explica que os shampoos para cabelo possuem ativos responsáveis por remover a oleosidade do couro cabeludo. Esses ativos, se usados na barba, removem uma camada de hidratação importante para a pele.

ESFOLIAÇÃO
Esfoliar a região retira as células mortas que podem causar ressecamento e coceiras. Outro benefício do esfoliante é a limpeza mais profunda dos poros, desobstruindo-os e liberando passagem para os pelos crescerem no sentido correto, impedindo de encravar e de formar cravos e espinhas.

HIDRATAÇÃO
Hidratar a pele e a barba todos os dias é um cuidado importante para evitar o ressecamento e a descamação na área, além de prevenir e acalmar a coceira. O ideal para os barbudos é utilizar hidratantes específicos para pelos faciais.

INVISTA EM UM ÓLEO
Assim como os cuidados com a pele seca, você pode liar o uso de hidratantes e óleos no intuito de melhorar o aspecto da barba.

Mais de Beleza