Top

Os cuidados com o corte masculino

Foto: Unsplash

Para muitos cabeleireiros, o corte masculino é bem mais fácil de fazer do que o feminino. Só que, na verdade, cortar o cabelo dos homens é extremamente complicado e requer técnicas específicas para que tudo saia conforme o planejado.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Os cortes masculinos necessitam de mais técnicas e por serem, em geral, mais curtos, qualquer erro fica mais visível. Inclusive, os cabelos masculinos têm algumas características que podem dificultar ainda mais o corte, como falhas naturais ou rodamoinhos, por exemplo. Por isso, o conhecimento e a técnica do profissional vão fazer toda a diferença na hora do corte. São diversas técnicas, estilos de corte e diferentes ferramentas (máquina, tesoura e navalha) que têm o poder de mudar completamente a aparência do homem.

Foto: Unsplash

“Na hora de cortar cabelo masculino, é preciso prestar atenção em uma série de fatores, como o formato da cabeça, a posição e a nascente dos fios e o tipo de cabelo do cliente – se é um cabelo mais fino ou mais grosso, liso ou cacheado, oleoso ou seco, entre outros, ou seja, o profissional deve estar preparado para saber lidar com todos esses tipos de cabelo”, diz Gilberto Alves de Mello, cabeleireiro há mais de 40 anos e fundador do Gilberto Cabeleireiros, salão tradicional nos Jardins, na capital paulista.

“Alguns clientes chegam no salão pedindo um tipo específico de corte, às vezes algum modelo que está na moda, e cabe ao profissional analisar se o pedido está ou não de acordo com as características daquele cabelo. É possível que o corte que o cliente deseja não se adeque às características do seu cabelo e é função do cabeleireiro (a) chamar atenção para esse ponto”, completa Gilberto.

Foto: Unsplash

Não é à toa que se especializar em cortes femininos e masculinos são duas coisas distintas. Cada um possui sua especificidade e, por isso, precisam de tratamentos diferentes. E vale lembrar que o atendimento não termina no corte! Assim como ocorre em atendimentos femininos, o cabeleireiro masculino também deve indicar os melhores produtos finalizadores e de uso pessoal e diário, como xampus e condicionadores, a fim de melhorar a experiência do cliente, facilitando sua relação com o corte.

Mais de Beleza