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Salões reabrem com medidas de segurança para atender na pandemia

Foto: Divulgação

O Governo de São Paulo flexibilizou o isolamento social cassado pela pandemia do novo coronavírus e começou o processo de liberação de comércios, como bares, restaurantes e salões de beleza. A retomada parcial é permitida pelo Plano São Paulo e o funcionamento dos salões deve cumprir uma série de regras e protocolos de segurança.

O seguimento de salões de beleza foi um dos mais atingidos com o isolamento social, imposto pela Covid-19. Agora, na fase de reabertura, empresários do setor falam sobre as adaptações realizadas em seus estabelecimentos, como estão sendo os atendimentos no “novo normal” e quais as expectativas para os próximos meses.

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A rede de salões de beleza Shades Studio, com unidades em shoppings e dois hospitais da capital paulista, retomou os atendimentos seguindo os protocolos de biossegurança. Durante o período em que permaneceram fechados, todos os colaboradores foram capacitados, além de vivenciarem o curso a distância “Licença de reabertura de estabelecimentos de beleza”, ministrado pelo sindicato Beleza Patronal.

“Seguimos as orientações da Secretaria de Saúde do Governo do Estado, mas também buscamos informações junto ao Sebrae e ao sindicato. Além disso, como temos unidades em hospitais, incorporamos as medidas de prevenção dos mesmos”, explica Maria Eugênia Dickerhof, proprietária da rede. Com a reabertura, as equipes chegam pelo menos uma hora antes para trocarem de roupa, e passam diariamente por uma revisão – meia hora antes de iniciar o expediente, recapitulando todas as medidas que devem ser tomadas na nova rotina de trabalho.

Marcos Coraza, gestor e hairstyle no salão Gilberto Cabeleireiros, localizado nos Jardins, em SP, diz que desde quando teve certeza que o salão ficaria fechado, começou a preparar a equipe para a retomada e pensar em como proporcionar aos clientes e colaboradores segurança no atendimento desde a sua chegada.

“De início triplicamos a área de refeitório dos funcionários para que pudessem respeitar um maior distanciamento, além disso seguimos todos os protocolos de segurança para que a equipe possa trabalhar com mais tranquilidade. O atendimento aos clientes é cuidado desde a entrega do carro ao manobrista. Recebemos os clientes de máscara e luvas e fazemos a higienização interna do veículo. Ao entrar no salão, os clientes são orientados e passam por vários procedimentos, como por exemplo a higienização dos calçados, pelo tapete sanitizante ou pelo higienizador aerossol, uso de máscaras e outros cuidados”, diz Coraza.

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Maria Eugênia afirma que a preparação para a reabertura foi um momento de grande mobilização de toda a equipe para atender as novas regras e acredita que o processo de adaptação será, tanto para profissionais quanto para clientes acontecer com o tempo “ Acredito que o maior desafio é mudar hábitos já repetidos durante anos e se adequar a novos hábitos. E isso vale para todos. Por isso, investimos tempo em conscientização e treinamento e estamos em vigilância constante. É uma questão de tempo, logo os novos procedimentos entrarão em “piloto automático”.

Os horários de atendimento dos salões também mudaram. Os estabelecimentos podem funcionar por seis horas, e fechar três vezes por semana, ou quatro horas diárias abrindo todos os dias. No caso de unidades dentro de shoppings o horário de funcionamento dos salões é no horário do shopping, hoje das 16h às 22h.

“O horário de funcionamento é uma questão complicada, temos um tempo de preparação e atendimento do cliente. E as medidas de horário acaba limitando a quantidade de clientes. No nosso caso, optamos por trabalhar com 40% da equipe, seis horas por dia e fechar três vezes por semana, as segundas, quartas e domingos”, explica Maria Eugênia.

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Expectativa

Mesmo com as limitações, os proprietários estão confiantes com a retomada. “Acredito que o movimento aos poucos vai voltar e vamos nos adaptar ao novo cenário que todos estamos inseridos”, ressalta Maria Eugênia.

Coraza também enxerga um cenário positivo com a reabertura dos salões “O seguimento da beleza irá se restabelecer com a reabertura pois teremos um fluxo de caixa logo no início, afinal as pessoas estão precisando do serviço e a tendência é que, adotando os procedimentos de segurança elas voltem aos salões”, conclui.

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