Top

Veja oito dicas de automassagem nos pés para fazer em casa

Foto: Divulgação

Quem, após um dia cheio de afazeres, não gosta de receber uma massagem nos pés? Na falta de alguém para realizar a tarefa, a automassagem é uma solução.

“Os benefícios vão além do bem-estar físico e incluem melhora na circulação sanguínea, diminuição do estresse, relaxamento e alívio de dores”, destaca a  podóloga Malú Pinheiro, coordenadora técnica da Doctor Feet.

Segundo ela, a massagem nos pés, por possuir pontos reflexos, estimula outras áreas do corpo que nos dão mais energia e melhoram a circulação sanguínea como um todo.

“A pressão dos dedos durante a massagem facilita o retorno venoso do sangue para os músculos, que, por sua vez, ajuda a drenar o líquido, diminuindo assim a retenção e o inchaço, ajudando na eliminação de resíduos metabólicos”, completa a profissional.

Para iniciar a rotina de autocuidado, vale a pena ter um óleo ou creme hidratante, para que as mãos e dedos deslizem mais facilmente pela pele, e seguir as orientações da especialista.

1 – Lave e hidrate os pés;

2 – Com o óleo ou creme, faça movimentos de deslizamento por todo o pé;

3 – Em seguida, com os polegares, faça movimentos circulares no “peito do pé” (na sola logo abaixo dos dedos) por 3 minutos;

4 – Deslize os dedos em movimentos para cima e para baixo em toda sola dos pés por aproximadamente 2 minutos;

5 – Dedo por dedo, faça movimentos circulares massageando-os por cerca de 3 minutos;

6 – No dorso do pé (parte de cima) faça movimentos circulares para cima e para baixo se estendendo para os tornozelos, por 2 minutos;

7- Finalize rotacionando o pé para direita e depois para a esquerda por 3 minutos;

8 – Repita esse procedimento com o outro pé e ao final eleve as pernas para ajudar no retorno venoso.

Mais de Beleza