Top

Como manter a pele e o cabelo saudáveis durante o inverno

Foto: Divulgação

A pele e o cabelo são profundamente afetados pelas mudanças de temperatura que acontecem ao longo do ano, pedindo cuidados diferentes que variam de acordo com a umidade do ar, temperatura, oleosidade do corpo e cabelo, entre outros fatores que fazem toda a diferença na hora de decidir por um tratamento específico. O inverno é uma das estações mais complicadas, exigindo uma mudança nos produtos e até em outros hábitos, como alimentação e sono.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

A falta de umidade no ar é um dos grandes problemas do inverno, decorrente da diminuição de chuvas, típico deste período do ano. Por conta do ar seco e da queda de temperatura, é muito comum que a pele fique mais ressecada durante este período, causando descamação e aspecto esbranquiçado, cenário que pode ser contornado com alguns cuidados, principalmente em relação ao nível de hidratação da pele.

Assim, a principal recomendação para garantir que a pele fique saudável durante o inverno é ingerir bastante água, variando de um litro e meio a dois litros por dia, de acordo com cada pessoa. Outro hábito que deve ser muito cultivado durante esta estação é o uso de hidratantes corporais, específicos para o tipo de pele, dando atenção especial para as regiões mais secas, como cotovelos, joelhos  e calcanhares. No rosto, deve ser aplicado um hidratante específico para essa área, também respeitando o tipo de pele, que pode ser seca, mista ou oleosa. Os lábios também podem ficar ressecados; por isso, é essencial a aplicação de hidratante labial durante o dia. O uso de protetor solar também deve seguir durante o inverno, mesmo nos dias sem sol, já que a radiação UVA segue sendo emitida.

Outra dica é usar um umidificador e purificador de ar, que colaboram para manter o ambiente dentro de casa mais úmido, além de melhorar a qualidade do ar, evitando problemas respiratórios, que podem ser comuns durante esta época do ano. Outra dica para manter um bom nível de umidade é deixar uma bacia com água nos cômodos da casa, já que a água evapora ao longo do tempo, também colaborando para a umidade dos ambientes.

O cabelo também é muito afetado no inverno, principalmente porque, durante os dias mais frios, é normal tomar banho com água bem quente, o que prejudica a saúde do cabelo, causando o ressecamento dos fios, além de diminuir seu brilho e aumentar a opacidade. Para garantir que os fios fiquem bonitos durante toda a estação, é importante tomar banho com água na temperatura morna, além de usar condicionador e outras máscaras hidratantes. Ao usar aparelhos de alta temperatura nos fios, como secador ou chapinha, lembre sempre de proteger o cabelo com um produto de proteção térmica.

A dieta é outro ponto muito importante para garantir que a pele e o cabelo não sofram durante o inverno. Durante esta estação, dê preferência para as frutas ricas em vitamina C, como acerola, laranja, morango e limão, que, além de serem ótimos aliados para a imunidade, colaboram para a redução dos radicais livres, evitando o envelhecimento precoce. Alimentos com vitamina E, como nozes, avelã, abacate e batata-doce, também devem ser incluídos no cardápio, já que essa vitamina colabora para a hidratação da pele, também participando da formação do colágeno. Além disso, ela fortalece as paredes capilares, diminuindo os danos ambientais e melhorando a microcirculação do couro cabeludo.

Mais de Beleza