Top

Especialista dá 10 dicas para manter a pele hidratada no inverno

Foto meramente ilustrativa: Getty Images

Com a chegada do inverno, a baixa umidade do ar e as temperaturas mais frias levam à diminuição na transpiração corporal. Além disso, nesta época, é comum tomarmos banhos mais quentes, que provocam uma diminuição da oleosidade natural, diminuindo também o manto lipídico que é o que protege nossa pele contra as agressões externas.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Esses fatores fazem com que a pele fique mais seca, o que predispõe ao surgimento de coceira, descamação e dermatites. Para evitar tais sintomas, invista nos cremes hidratantes e reparadores, com ativos umectantes e emolientes, e dê preferência aos produtos sem fragrâncias. Siga agora as 10 dicas, indicadas pela médica dermatologista Maria Fernanda Spada, para manter a pele hidratada:

1) BEBA ÁGUA
Beba no mínimo dois litros de água por dia. Manter a ingesta hídrica mesmo no inverno, é necessário para manter a pele bem hidratada.

2) NADA DE BANHO QUENTE
Evite banhos quentes e muito demorados; o ideal é que seja com água morna, e que dure poucos minutos.

3) ESQUEÇA A BUCHA
Não use buchas e nem esponjas, pois elas contribuem para alterar a composição do manto hidrolipídico (hidratante natural produzido pelo organismo).

4) LIMPEZA SUAVE
Dê preferência aos sabonetes líquidos com Ph igual ao da pele (Ph 5,5) que fazem uma limpeza suave, preservando a barreira cutânea.

5) SEM ANTISSÉPTICOS
Evite sabonetes antissépticos, com o Ph muito alcalino, que favorece o ressecamento.

6)  VAPORZINHO
Aplique o hidratante logo após sair do box – ainda no banheiro – com aquele vaporzinho pós-banho, que ajuda na penetração do creme.

7) RECOMENDADOS
Dentre os ativos mais recomendados estão o pantenol, a manteiga de karité, os lipídios, a glicerina, a vitamina E e a uréia.

8) E OS LÁBIOS?
Não se esqueça dos lábios, que também costumam ressecar muito no inverno. É importante usar hidratantes específicos para essa região e, assim, evitar rachaduras. Evite arrancar as “pelinhas” e passar a língua sob os lábios para prevenir dermatites.

9) DÁ-LHE CREMES
Capriche na hidratação das mãos e dos pés: hidratar essas regiões também é fundamental. No caso dos pés, dê preferência a produtos à base de uréia e coloque uma meia de algodão para ajudar na absorção. Para as mãos, invista nos produtos à base de ácidos hialurônico.

10) USE FILTRO SOLAR
Continue usando filtro solar regularmente, para prevenir o envelhecimento precoce, pois o sol continua emitindo radiações ultravioletas, mesmo que em menor intensidade.

Mais de Beleza