Top

Nutricionista e health coach, Dani Borges esclarece dúvidas sobre alimentação e atividade física

Dani Borges – Foto: Divulgação

Durante a quarentena, os profissionais da saúde vêm utilizando as redes sociais para engajar os seguidores com conteúdos que auxiliam na rotina saudável. A nutricionista e health coach Dani Borges não tem feito diferente. Ela compartilha com seus mais de 300 mil seguidores seus treinos diários, dicas de nutrição, além de esclarecer algumas dúvidas recorrentes sobre o assunto.

Para quem quer saber mais sobre tipos de dietas, estratégias nutricionais, como e de que maneira a vida fitness pode contribuir para o melhor funcionamento do organismo, Dani explica.

Para perder gordura corporal é ideal alinhar alimentação e atividade física. Mas qual dos dois é o mais importante?

As duas coisas são importantes, igualmente. 50% atividades físicas e 50% alimentação. Se você está buscando ganhar massa muscular, sua alimentação precisa estar alinhada a isso, ter um consumo maior de calorias e os treinos também precisam estar alinhados.

Para emagrecimento, a mesma coisa. A alimentação tem que ser menos calórica e os exercícios precisam estar focados nesse objetivo, de repente mais cárdio com musculação. É um trabalho totalmente em conjunto.

Como quebrar o efeito platô?

Primeiro, para quem não nunca ouviu falar ou não sabe o que é o efeito platô, é quando estamos seguindo uma dieta já há algum tempo, fazendo tudo certinho e o resultado não aparece. O corpo estagnou ali, não tem mais perda de peso, não tem mudanças, seu corpo estacionou. Ou quando você está buscando hipertrofia, e não consegue mais aumentar o peso e a massa muscular. Isso é o chamado efeito platô. Podem existir muitos motivos para esse efeito no seu corpo, um deles é dieta restritiva por muito tempo, elas tendem a deixar lento o seu metabolismo e com isso o seu corpo para de responder.

A gente tem uma taxa metabólica basal, que é o suficiente para nossa sobrevivência, com órgãos funcionando. Quando iniciamos dietas que seguem muito perto dessa taxa metabólica basal, ou até abaixo dela, o organismo entende que precisa reter todas as calorias que entram, para te manter vivo, e aí ele fica mais lento e não te dá mais resposta. Além disso, pode ser uma mesma estratégia nutricional por muito tempo. Para sair dele, quebrar esse efeito, é preciso mudar o estímulo que damos ao nosso corpo em relação à alimentação, alternar sempre as estratégias e tipos de dieta. Para sair do efeito platô é preciso mudar o que você esta fazendo. Primeiro entender o que está acontecendo no organismo, analisar individualmente cada situação e alterar a estratégia utilizada.

A vida fitness para maiores de 50 anos, com hipertensão e diabetes, é recomendada? O esforço de uma academia é prejudicial?

Ter uma vida fitness, praticar exercício físico e manter uma alimentação equilibrada, com certeza vai beneficiar uma pessoa com hipertensão, diabetes, com mais idade. Mas vale ressaltar que tudo tem que estar alinhado com o médico que já cuida da saúde dessa pessoa, com um nutricionista e um educador físico. É importante que o médico libere as atividades físicas, acompanhe esse processo e pense em estratégias individuais, de acordo com cada necessidades e cuidado específico. Além disso, os exercícios físicos precisam do acompanhamento de um profissional, sim, de preferencia do lado, fisicamente mesmo. Quando a gente fala em patologias, é necessário um acompanhamento mais de perto e constante, principalmente no início.

Mais de Beleza