Top

Especialistas ensinam a forma correta de lavar o cabelo

Julia Doorman – Foto: Reprodução/Instagram/@juliadoorman

Lavar o cabelo não é tão simples como simplesmente molha-los e adicionar um xampu. Há uma forma certa de fazer a fricção no couro cabeludo e produtos que ajudam a manter os fios sempre hidratados e bonitos.

Conversamos com Ana Regina Faria, técnica da Embelleze, para entender como é essa técnica de lavagem e cuidado. Também falamos com a influencer Julia Doorman, famosa por seu cabelo impecável, que deu várias dicas importantes na hora de cuidar dos fios. Veja a seguir:

Ana Regina Faria – técnica da Embelleze

Existe uma maneira correta de lavar o cabelo?

Existe, sim. Devemos massagear bem o couro cabeludo e não usar as unhas, apenas as pontas dos dedos. Lembrando que temos que enxaguar bem os cabelos, tendo cuidado de não deixar nenhum resíduo do produto nos fios.

O que é melhor para lavar o cabelo? Água fria ou quente?

A melhor opção é lavar com a água fria, pois a alta temperatura danifica a fibra capilar.

Quais são os cuidados que devemos ter na hora da lavagem?

Não friccione os fios com a toalha, não torcer o cabelo para tirar a água, e não prender o cabelo molhado.

Com que frequência devemos lavar o cabelo?

O correto é lavar o cabelo em dias alternados, o ideal é dia sim e dia não, com exceção das cacheadas que devem lavar duas vezes por semana.

Como escolher o melhor xampu ou condicionador para o cabelo?

Devemos utilizar xampu e tratamento condicionante hidratante. Sempre escolhendo produtos com os ativos e benefícios, conforme a necessidade de cada fio.

​Julia Doorman – influenciadora da Embelleze

Quais são os cuidados que devemos ter em casa com o cabelo?

É interessante criar um cronograma de acordo com o seu tipo de cabelo para fazer os cuidados essenciais em casa como hidratação, nutrição e reconstrução uma vez por mês. Caprichar bastante na hidratação nessa quarentena para deixar os fios lindos e hidratados.

Utilizar creme de pentear é importante? Qual deve ser o procedimento para usá-lo?

Sim, os cremes para pentear são importantes para o cabelo, assim como os finalizadores. No caso de cabelo cacheado, o produto ajuda na definição dos cachos, reduz o frizz e deixa os cachos bem bonitos. Já para as lisas faz com que o fios fiquem bem soltinhos.

Mesmo que a pessoa vá secar o cabelo naturalmente é legal usar um creme para pentear ou um protetor térmico para proteger o cabelo das ações externas como a poluição, o vento e os toques de mãos.

Cabelo com química: o que eu preciso prestar atenção?

O cabelo com química deve receber uma atenção bem especial. Devemos sempre hidratar em casa, fazer uma umectação corretamente e fazer uma reconstrução a cada 15 dias. Também é legal utilizar cremes com colágeno.

O uso de chapinhas e secadores: como fazer para não prejudicar os fios?

Devemos evitar o uso da chapinha e do babyliss devido ao contato direto com os fios, são os que mais retiram a umidade do cabelo e acabam ressecando. Por isso, devemos usar a cada 15/20 dias ou quando queremos fazer um penteado diferente. Já o secador, podemos utilizar na temperatura morna, longe dos fios e em movimentos circulares. Demora um pouco mais para secar, mas você acaba protegendo mais os fios. Ah, e claro, não podemos esquecer o protetor térmico antes.

Mais de Beleza