Top

Entenda por que o inverno é a melhor época para cuidar da pele

Foto: Divulgação

Que o Brasil tem uma população vaidosa, não dá para negar. O País alcançou o topo da lista de maiores números de procedimentos estéticos, segundo levantamento da Sociedade internacional de Cirurgia Plástica Estética. Em 2018, realizou 1.498.327 cirurgias estéticas, ficando em primeiro lugar, seguido de Estados Unidos, Alemanha, Itália, entre outras grandes nações.

Neste mês, com as ondas de frio do inverno, começa uma procura ainda maior do que o comum por estúdios de estética e clínicas de cirurgia plástica no RJ, em SP e no DF, principalmente – estados que concentram a maioria dos tratamentos de beleza do País.

A procura por cuidar da pele do rosto e do corpo no inverno vem de duas fontes: a vontade de se sentir bem consigo mesmo durante o verão, período no qual os corpos estão mais à mostra, e os melhores resultados que os procedimentos apresentam no frio, já que a exposição ao Sol, fator prejudicial à saúde da derme, diminui.

“Nas estações mais frias, as pessoas se expõem menos ao sol e a incidência da radiação UV também está menor, fazendo com que este seja o momento ideal para realizar procedimentos dermatológicos mais intensos”, explica Luciana Kalache, médica dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, ao DermaClub. Isso porque, nesse período, os tratamentos não exigem maiores cuidados no pós, tornando-os mais seguros e eficazes.

“Para os cuidados pós procedimentos, costumo indicar que se evite a exposição ao sol, a aplicação reforçada de filtro solar e o uso de produtos cicatrizantes e calmantes, que ajudam a revitalizar e hidratar a pele”, comentou Luciana. Sendo assim, manchinhas estimuladas pelo hormônio feminino que costumam aparecer durante o verão – melasmas -, podem ser melhor tratadas agora que o inverno está chegando!

No entanto, além de todos esses cuidados, é importante ressaltar que o inverno também exige uma atenção especial e diferenciada voltada à pele. A temperatura e a umidade do ar mais baixas causam ressecamento que são intensificados com os banhos muito quentes. O indicado é optar por banhos mornos, manter rosto e corpo hidratados e não dispensar o uso de protetor solar, além de seguir uma alimentação saudável, adequada e ingerir uma boa quantidade de água para manter a hidratação – recomenda-se a ingestão de, ao menos, dois litros por dia.

Mais de Beleza