Top

Aprenda a fazer esfoliação com produtos que você tem em casa

Foto: Oz Seyrek/Unsplash

A esfoliação, além de ajudar a manter a saúde e uniformidade da pele, é uma das etapas fundamentais na rotina de beleza. O processo se tornou essencial na renovação da epiderme, eliminando as células mortas, impurezas, sebo e até resíduos da própria pele que se acumulam na superfície cutânea.

A esfoliação prepara a pele para receber cremes hidratantes e tratamentos, aumentando a permeabilidade de ativos para estes cuidados específicos. E as vantagens são uma pele mais macia, iluminada e lisinha.

“Estimula a circulação sanguínea e ajuda no controle da oleosidade ao desobstruir os poros. Entre outros benefícios, também podemos citar o combate à acne e aos pelos encravados, sem contar que deixa a cor da pele mais uniforme”, explica a dermatologista Natasha Crepaldi, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Mesmo com opções de produtos disponíveis no mercado, é possível economizar e fazer essa etapa da skincare em casa. Na esfoliação caseira, geralmente, é utilizado um produto granulado misturado a um hidratante ou emoliente.

“Os grânulos promovem a remoção das células pelo atrito enquanto o hidratante preserva a pele. A esfoliação também estimula a circulação sanguínea e facilita a penetração das substâncias”, diz a biomédica esteta Carolina Laplagne.

A especialista conta que o primeiro passo para fazer a esfoliação em casa é escolher um creme adequado à região: facial ou corporal.

Ingredientes com grânulos maiores e grossos são recomendados para o corpo e, os menores e mais suaves, para o rosto. Os movimentos devem ser leves, contínuos e sequenciais.

“Depois de terminar o processo, deve-se enxaguar a pele com água e aplicar um bom hidratante”, completa Carolina.

Ingredientes como sal grosso e açúcar cristal devem ser evitados, pois possuem partículas pontiagudas que podem agredir a pele. Para as misturinhas, óleos naturais e mel são bons hidratantes e recuperam a barreira cutânea.

“O bicarbonato de sódio em pequenas quantidades é útil na limpeza e clareamento. As farinhas e aveia também são indicadas para esfoliação corporal”, esclarece Natasha.

Segundo a dermatologista, a frequência da esfoliação facial vai variar de acordo com o tipo de pele. Nas oleosas podem ser feitas até duas vezes na semana, para evitar a obstrução dos poros e o surgimento de cravos e espinhas. Já peles normais e ressecadas o recomendado é de uma a duas vezes por semana, já que acumulam maior quantidade de células mortas.

Nas peles sensíveis pode ser feita a cada 15 dias. Para cútis lesionada ou com tendência à acne, o procedimento não é recomendado sem a supervisão de um dermatologista.

Já a esfoliação corporal pode ser realizada semanalmente em todos os tipos de pele durante o banho.

Outro ponto ressaltado pela médica Natasha está relacionado à validade do esfoliante caseiro: sem conservantes, não deve ser guardado para uso posterior.

“Há riscos de contaminação por bactérias, provocando foliculite e outras infecções cutâneas. Além disso, em peles oleosas, o excesso de esfoliação pode provocar um efeito rebote”, avisa.

Esfoliante corporal de aveia

– 1 colher (sopa) de fubá

– 1 colher (sopa) de aveia

– 1 colher (sopa) de leite em pó

– 1 colher (café) de bicarbonato de sódio

Modo de fazer: misture os ingredientes até formar uma pasta e massageie suavemente o corpo durante o banho.

Esfoliante facial  

– 1 colher (chá) bicarbonato de sódio

– 2 colheres (sopa) de creme facial

– um pouco de água

Modo de fazer: misture os ingredientes, aplique no rosto com movimentos suaves, deixar agir de três a cinco minutos, enxague e hidrate a pele.

Esfoliante de borra de café

– 2 colheres (sopa) de borra de café do dia

– ½ colher (chá) de óleo de coco

– 1 gota de óleo essencial de gerânio ou lavanda

Modo de fazer: deixe a borra de café secar completamente antes de misturá-la com os óleos. Aplique no rosto em movimentos circulares delicados e deixe agir por alguns minutos. Enxágue com água abundante.

Esfoliante corporal com açúcar

– 1 colher (sopa) de fubá

– 1 colher (sopa) de açúcar

– 2 colheres (sopa) mel

Modo de fazer: Misture tudo e aplique no local desejado no rosto ou no corpo, fazendo movimentos circulares pressionando levemente.

Mais de Beleza