Top

Como evitar que as mãos fiquem ressecadas e feridas em época de pandemia, por Thales Bretas

Foto: Unsplash

Os cuidados com higiene e a pele mudaram muito desde que a pandemia do novo coronavírus fez as pessoas se tornarem mais conscientes do que tocam e de como podem transmitir a doença. Lavar as mãos, usar álcool gel, limpar embalagens e outros hábitos tornaram-se comuns no nosso dia a dia.

SIGA O SITE RG NO INSTAGRAM

Mas estas novas funções do nosso cotidiano podem desidratar a pele, a ponto de deixá-la ferida. Para evitar que isso aconteça, devemos priorizar alguns produtos e incluir a hidratação como parte do nosso cuidado diário.

O dermatologista Thales Bretas deu algumas dicas básicas e necessárias de como evitar a contaminação sem descuidar da saúde da pele. Veja!

Qual é o melhor tipo de sabonete para usar?

O uso de sabonete líquido pode ser a melhor opção, com a vantagem de não acumular resíduos como o de barra. Os sabonetes leitosos ou glicerinados também são bastante úteis por ressecarem menos da pele.

O uso excessivo de álcool gel pode causar algum dano à pele? Qual?

O uso excessivo de álcool gel desidrata a pele, danificando a barreira lipídica cutânea. Por isso, é importante priorizar formulações com hidratantes, como o aloe vera, lembrando sempre de usar cremes para as mãos, evitando assim os danos do ressecamento causado pelo álcool. O fato de lavar com água e sabão múltiplas vezes também pode danificar a barreira cutânea. Portanto, devemos priorizar o uso de água fria, sabonetes hidratantes, além de cremes na sequência, para minimizar os danos; já que a higiene é muito importante nesse período.

Existe algum momento em que o álcool gel não é recomendado?

O álcool em gel é mais recomendado nas situações em que você tem que manipular algo possivelmente contaminado, não podendo lavar as mãos em seguida com água e sabão. Estando em casa ou próximo a uma pia, o ideal é lavar as mãos sempre que puder.

O hidratante pode fazer parte desse kit emergencial? Qual hidratante é recomendado após a lavagem das mãos?

O hidratante deve ser parte essencial do “kit higiene”. Procure formulações com manteiga de karité, ureia, vaselina, silicone e/ou óleos vegetais – como de amêndoas ou uvas. Os mais hidratantes e cremosos são melhores para superfícies mais espessas como mãos e pés.

Mais de Beleza