Top

Máscara de açaí: aprenda como fazer o tratamento natural para deixar a pele linda

Foto: Isabel Winter/Unsplash

O açaí, um dos alimentos queridinhos na hora do lanche, se transformou em alternativa para cuidados com a beleza. Rico em vitaminas e com poder antioxidante, a fruta quando usada em uma das etapas da skincare, deixa a pele mais hidratada e combate o envelhecimento.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

“O açaí é rico em antioxidantes e rejuvenesce a pele. Também é rico em antocianina e flavonoides, substâncias que diminuem o estresse oxidativo na pele e no organismo. Com isso, preserva as fibras elásticas e colágenas, deixando pele mais firme. A ação antioxidante diminui o dano na pele. Além de outros benefícios, porque ele é rico em vitamina A, C e E”, explica a dermatologista Ana Carolina Sumam, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

De acordo com a médica, a pele sofre oxidação pelos radicais livres que sobram de todo o metabolismo em todos os órgãos. É isso que faz o processo de envelhecimento, quando você tem uma ação antioxidante é como se você tivesse retardando o envelhecimento.

A máscara também potencializa os tratamentos de beleza convencionais. A possibilidade de fazer a mistura com produtos naturais tem um preço mais acessível, além de ser muito fácil de fazer.

“A mascara de açaí tem um baixo custo, que qualquer um pode fazer. Ela também é feita de produtos 100% naturais. Hoje em dia, na prática clínica, cada vez mais a gente recebe pacientes com a necessidade de produtos naturais”, conta Ana Carolina.

O resultado é uma pele mais macia, hidratada e luminosa. O açaí tem uma ação emoliente, que aumenta a hidratação.

A dermatologista ressalta ainda que é necessário ter cuidados ao se expor ao sol após passar a máscara.

“É preciso ter cuidado,  pois o açaí pode ser fotossensibilizante. Ele pode aumentar a reação da pele quando exposta ao sol. Sempre que usar qualquer máscara contendo açaí, é importante lembrar de limpar bem a pele, lavar e usar o protetor solar”, finaliza.

Máscara de açaí

– Uma colher (de sopa) rasa de abacate;

– Uma colher (de chá) cheia da polpa de açaí;

– Um morango;

– Uma colher (de sopa) rasa de mel;

Modo de preparo:

Amasse o abacate, em seguida misture a polpa de açaí, o morango e o mel num recipiente, até formar uma pasta.

Aplicação:

Faça a limpeza do rosto com água e sabonete neutro ou específico para o seu tipo de pele. Depois, enxugue bem e passe a mistura no rosto de forma uniforme com as pontas dos dedos, massageando levemente. Deixe a pasta agir por 20 minutos e retire com água fria. Em seguida, use o filtro solar e evite a exposição ao sol.

Mais de Beleza