Top

Desintoxicação e blindagem capilar: conheça novos protocolos para tratar dos fios

Foto: Oyo Ogunseinde/Unsplash

O uso de chapinha e secador, a realização de procedimentos químicos, banhos com água quente, exposição solar contínua, o sal marinho e o cloro da piscina são algumas das principais agressões que o cabelo sofre diariamente. Por isso, é comum que muitas mulheres procurem pelos salões para evitar ou amenizar o ressecamento, enfraquecimento e a perda da sedosidade dos fios.

Atualmente, para restaurar a vivacidade do cabelo e fortalecer a barreira protetora dos fios existem diversos protocolos no mercado, dentre eles estão os tratamentos de desintoxicação e blindagem, que se mostram bastante eficientes na recuperação da saúde e beleza da fibra capilar.

De acordo com a visagista, hairstylist e proprietária do salão Maison Rocha, Rosângela Rocha, além de eliminar impurezas, a desintoxicação capilar também ajuda a regenerar o couro cabeludo e ainda nutrir, controlar a oleosidade e restabelecer a maciez e o brilho dos fios.

“Este tipo de tratamento inclui o uso de xampus antirresíduos, substâncias esfoliantes e dermoabrasivas, máscaras hidratantes, peelings e leave-in. É preciso deixar claro, que antes de qualquer procedimento, é essencial que as pessoas procurem pela avaliação de um bom profissional, pois somente ele saberá indicar de que forma a terapêutica será conduzida”, destaca.

Segundo Rosângela, os produtos empregados no processo de desintoxicação capilar contribuem para que os cabelos permaneçam limpos por mais tempo, de modo a evitar lavagens constantes.

“Em nosso salão desenvolvemos um protocolo capilar intitulado MR Detox 3D, que conta com a realização prévia de uma análise profunda da raiz do cabelo por meio de uma câmera especial. Essa técnica permite visualizar as reais condições das fibras e ainda auxilia na determinação de quais atitudes devem ser tomadas de forma mais urgente para recuperar a estrutura dos fios. O tratamento também é capaz de prevenir a queda precoce dos fios por meio do estímulo da circulação sanguínea local e da renovação celular”, explica.

Já a blindagem é um protocolo que visa a reparar os danos sofridos pelos fios, principalmente, os resultantes da ação dos raios solares e de intervenções capilares que envolvem altas temperaturas. Rosângela explica que a blindagem cria um sistema de proteção que evita os prejuízos provocados pelo calor e produtos químicos.

“O nosso protocolo chamado MR Blindagem inclui o uso de diversos produtos, tais como o xampu antirresíduos, a queratina líquida, óleos e máscaras de tratamento para evitar deficiências nos fios. Para finalizar o processo, os cabelos são submetidos a uma fonte de calor que sela a queratina no interior do fio, formando uma camada de proteção que o torna mais flexível, resistente e forte”, diz.

Mais de Beleza