Top

Quarentena: 5 dicas para disfarçar o cabelo branco

Foto: Unsplash

Não é porque os salões de beleza estão fechados que os cuidados com a estética também precisam parar. Quando se trata de cabelo, pode ser desafiador fazer em casa o que normalmente é realizado por um profissional, por isso, Douglas Baptista, instrutor do curso de cabeleireiro do Instituto Embelleze, separou cinco truques eficientes para disfarçar aqueles fios brancos que sempre aparecem e incomodam, sem precisar fazer o uso da tinta.

Maquiagem no cabelo? Sim!

Para dar aquela saída até o mercado, ou até mesmo uma videoconferência do trabalho, o instrutor dá dica de dois produtos que são fáceis de ter em casa e que caem como uma luva na hora de disfarçar o branco naquele momento corrido. “Máscara de cílios à prova d’água e as sombras cumprem o papel de disfarce muito bem. Se for usar a máscara, o preto ou o marrom são as cores ideais que se encaixam em praticamente todo o tipo de cabelo, e dá para aplicar utilizando o próprio pincel. Para usar a sombra, como existem mais opções de cores, basta escolher a que mais se aproxima do seu tom de cabelo e aplicar também com o próprio pincel de sombra, nas partes brancas.”

Mas Baptista chama a atenção para um ponto importante de ser analisado antes de aplicar qualquer produto nos fios. “Antes de fixar o produto escolhido, é necessário entender o grau de oleosidade do cabelo e saber ao certo por quanto tempo você quer que aquele resultado dure. Se aplicar o produto no cabelo oleoso sem um preparo com talco ou fixador, que absorvem a oleosidade, o uso da sombra, por exemplo, pode não ser uma boa escolha, pois o resultado não será o esperado.”

Penteados

Os penteados também são grandes aliados na hora do disfarce e simples de serem feitos. Segundo o profissional, os clássicos funcionam muito bem nessa ocasião. “Rabo de cavalo, coque, tranças… esse é o momento para brincar com o cabelo. Muitas pessoas deixam para mudar o penteado apenas quando o cabelo está ficando sujo, mas apostar neles para disfarçar os fios brancos também funciona, pois ficam mais escondidos. A forma de pentear o cabelo também pode influenciar, deixá-lo com um aspecto mais bagunçadinho, com volume, e com menos linhas demarcadas, é uma opção prática na hora do disfarce.”

Baptista também chama a atenção para os acessórios de cabelo. “Apostar nos lenços estampados, que estão em alta agora, presilhas, e qualquer outro acessório que fique preso ao cabelo, chamará mais a atenção do que os fios brancos em si. Além de oferecer um visual mais arrumado para o dia a dia.”

Sprays milagrosos

Os sprays de coloração temporária também são uma ótima pedida para se livrar dos fios brancos pelo menos por um tempo, além de serem práticos e oferecerem resultados instantâneos. “O spray para raiz é um produto curinga para quem está com a raiz branca e quer esconder. Pode ser encontrado em farmácias e perfumarias, é fácil de ser aplicado e sai na primeira lavagem. Basta escolher o spray com a tonalidade que mais se aproxima do seu cabelo e aplicar nas partes brancas, depois disso, é fundamental pentear os fios para que o excesso de spray saia, deixando um visual mais natural possível,” afirma o profissional.

Parecem maquiagem, mas não são

Nem todo mundo sabe, mas existem batons, corretivos e rímeis específicos para usar no cabelo, com o intuito de esconder os fios brancos. O instrutor do Instituto Embelleze aponta as características de cada um e suas vantagens. “Seguindo a mesma linha de todos os produtos citados anteriormente, esses produtos específicos para o cabelo oferecem uma solução rápida e temporária. Os batons para fios possuem um ótimo custo benefício e são fáceis de aplicar, sua textura lembra a de um giz de cera. Já os corretivos para os fios são líquidos, têm a mesma eficiência do batom e saem facilmente ao lavar, ambos possuem uma grande variedade de cores.”

Mas para Baptista, o rímel específico para fios é a melhor opção entre os três. “Na verdade, o rímel para cabelo e para cílios não são muito diferentes na proposta, mas é o que mais indico. O pincel com a escovinha torna a aplicação mais fácil, pois já penteia os fios ao mesmo tempo. Se quiser disfarçar o branco nos fios frontais, recomendo que prenda o cabelo primeiro, pois os fios ficam estáticos e não enroscam no produto. Além de deixar mais fácil a identificação dos fios brancos. O rímel, por possuir o pincel mais comprido, também auxilia na aplicação, mas a desvantagem em relação ao batom e ao corretivo, é que quase não possui opção de cores,” comenta.

Para prevenir que eles apareçam

Segundo o instrutor, algumas atitudes podem ajudar a retardar o aparecimento de fios brancos. “O estresse é um dos principais fatores que aceleram o aparecimento dos fios brancos, então evitá-lo é uma forma de retardar o aparecimento dessa cor indesejada. Evitar o sol no couro cabeludo também é essencial, pois ele aumenta o estresse oxidativo. Outra dica é possuir uma dieta rica em vitamina B12, alimentos que contém grandes quantidades dessa vitamina melhoram a irrigação do bulbo capilar.”

Mas Baptista também aproveita para lembrar que essas são medidas apenas de retardação do aparecimento. “Ainda não existe nenhuma solução que previna completamente o surgimento dos fios brancos, pois é algo que vem naturalmente com a idade. Mas não faltam opções para disfarçá-los e manter o cabelo sem contrastes indesejados na cor.”

Mais de Beleza