Top

A pipoca é calórica? Entenda como torná-la amiga da dieta

Foto: Divulgação

Queridinha dos brasileiros, de fácil preparo e companheira de bons filmes no cinema ou em casa. Além de tudo isso, a pipoca ainda pode ajudar quem busca perder peso. Isso porque, sem adição de manteiga ou açúcar, uma xícara do snack tem cerca de 30 calorias e muitas fibras, que prolongam a saciedade.

O modo de preparo faz diferença

Muitas pessoas têm dúvida se pipoca engorda ou não, mas a resposta não está no alimento em si, mas, sim, no modo de preparo. Há grãos de milho especiais para serem preparados na panela; dessa maneira, quem irá consumir pode optar por usar quantidades reduzidas de sal e apenas um pouco de óleo comum ou de coco para estourar a pipoca, ou prepará-la em pipoqueiras, que não exigem nenhuma gordura para o processo.

Já os pacotes de pipoca para micro-ondas, apesar de mais práticos, são ricos em gorduras, inclusive a hidrogenada, relacionada à incidência de doenças cardíacas e redução de resultados da insulina em pessoas com diabetes. O sódio também vem em maior quantidade nesse tipo – 25 g delas equivalem a 10% do sódio que pode ser consumido em um dia.

Rica em fibras

A cada 100 g desse alimento, 15 g são fibras! Esse componente faz com que o organismo absorva os carboidratos de forma mais lenta, o que evita os picos de insulina e impede que o organismo desenvolva um quadro chamado de resistência à insulina, que leva ao diabetes tipo 2, além de aumentar a sensação de saciedade e estar ligado a melhores níveis de “colesterol ruim” (LDL) no sangue, prevenindo o desenvolvimento de diversas doenças cardiovasculares.

Outro contribuinte para a saúde são os polifenóis, encontrados em abundância na pipoca. Esses antioxidantes são importantes na luta contra os radicais livres, que contribuem para o aparecimento de problemas, como câncer, no coração e em outros órgãos, como pulmão e cérebro.

Uma boa opção de lanche

A pipoca é uma opção de lanche saudável quando comparada a outras escolhas, como biscoito recheado e salgadinhos de pacote fritos ou assados. Outra vantagem, além da baixa quantidade de calorias, é a rapidez no preparo e a facilidade no armazenamento, essencial para quem tem um dia a dia corrido.

Mas é necessário se atentar ao horário de consumo. Esse alimento, apesar de mais vantajoso para o emagrecimento do que outros, ainda contém quantidades significativas de carboidrato. Então, vale deixá-lo de lado à noite e consumir durante o dia.

Mais de Beleza