Top

Isolamento social: saiba como estresse e ansiedade podem refletir em seu cabelo

Foto: Engin Akyurt/Pixabay

Nas últimas semanas devido à pandemia da Covid-19, estamos vivendo rotinas diferentes e pressões que estão elevando o nosso nível de estresse e de ansiedade.

As preocupações relacionadas ao trabalho, saúde e segurança,com o isolamento social, podem desencadear sintomas negativos em nosso sistema emocional e também refletir externamente, como em nosso cabelo.

As emoções tanto negativas quanto positivas enviam sinais químicos para o nosso sistema capilar, que refletem na raiz do cabelo.

O estresse, por exemplo, resulta em uma pausa no crescimento dos fios, e tem grande correlação com a queda.

“Quando estamos estressados, nosso corpo libera uma mistura complexa de hormônios e substâncias químicas, que fazem com que a oleosidade do bulbo capilar aumente e consequentemente haverá uma queda e a diminuição da nutrição dos fios”, explica o dermatologista Amilton Macedo, especialista em tricologia.

A queda de cabelo causa grande impacto na autoestima, tanto nos homens quanto nas mulheres, por isso, é preciso estar atento aos sinais, como: textura e brilho, enfraquecimento dos fios e queda em excesso. Veja algumas dicas do especialista:

Evite a queda

Algumas atitudes que adotamos durante o dia podem prevenir a perda de fios. Por exemplo, a prática de manter o cabelo preso ao longo do dia, principalmente nesse período em casa, pode induzir a uma perda de fios chamada de alopecia por tração.

Na hora de penteá-los evite puxar os fios com muita força, pode deixá-los quebradiços, além disso, a lavagem do cabelo deve ser feita todos os dias, a oleosidade é um dos fatores que pode contribuir para a queda porque a proliferação de fungo acaba sendo maior, e não esqueça, use um xampu que seja adequado para o seu tipo de cabelo, nada de usar sabonetes de corpo para lavar os fios.

Detox capilar

Por que não aproveitar a quarentena e dar um descanso para os fios? O secador e a chapinha, se não usados corretamente, podem danificar a haste capilar, então aproveite o período de isolamento e desapegue da chapinha ou do secador, deixe o cabelo secar naturalmente dando um descanso a ele e ajudando na recuperação e na reconstrução capilar.

Separe um tempo na sua rotina e faça uma bela máscara nos fios, de preferência para aquelas que possuem vitaminas que ajudam na reconstrução.

Controle sua carga emocional

Estamos vivendo um período intenso, a Covid-19 mudou nossas vidas rapidamente, então é natural que nosso emocional esteja fragilizado, assim sendo, é possível que seu cabelo comece a cair nessas semanas, o estresse psicoemocional tem influência efetiva sobre o ciclo de atividade do folículo piloso. Por isso, algumas precauções são essenciais para evitar essa queda de fios ligada ao emocional.

Separe um tempo longe dos noticiários, precisamos nos manter informados, mas uma quantidade excessiva de notícias pode abalar o sistema nervoso causando ansiedade.

Outro fator importante, crie uma rotina, mesmo em casa nossa mente precisa continuar trabalhando.

Alimentação e o cabelo

A falta de nutriente também pode ser a causa da queda dos fios, algumas vitaminas são necessárias para o crescimento e fortalecimento deles.

Quando você está numa dieta ou possui uma má alimentação isso reflete diretamente nos fios, por isso, inclua no seu dia: proteínas, ferro, vitaminas e minerais e o mais importante, água, não se esqueça da hidratação dentro de casa, é recomendado no mínimo dois litros.

Mais de Beleza