Top

Barba em casa: passo a passo para fazer a barba em casa na quarentena

Gabi Pais, do Circus Hair, faz um tutorial passo a passo de como fazer a barba em casa durante a quarentena. Foto: Acervo Pessoal

Para os homens que cuidam do visual no barbeiro, este período de quarentena não está sendo fácil. Já pensou em como ajeitar sua barba para fazer aquele call de trabalho? Pois é, difícil, né?

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Pensando nisso, RG conversou com a especialista em barba Gabi Pais, que trabalha no conhecido salão Circus Hair, em São Paulo, para fazer um tutorial de como fazer a barba em casa de uma forma mais profissional possível.

Higienizar o rosto, se posicionar certo em frente ao espelho, fazer igual dos dois lados, delinear a bochecha. Muita coisa, né? Veja aqui um passo a passo bem explicado pela Gabi para você chegar na sua barba ideal.

1º passo – Higienização do rosto

Antes de fazer a barba, é bem importante higienizar bem a pele. É necessário lavar e esfoliar o rosto porque isso evita que pelos fiquem encravados depois do processo. Legal também que, antes de fazer a barba, tomar um banho ou lavar o rosto com água quente para que os poros sejam abertos e fique mais fácil deste pelo se soltar do rosto.

2º passo – Pentear a barba

Depois de fazer toda a higienização do rosto e do pelo, a gente começa a ver o que fazer. Uma pessoa que tem uma barba muito longa vai ter que cuidar também deste “shape”, além de fazer o barbear e delinear as linhas mais próximas da bochecha. A primeira coisa é sempre se manter em ângulo reto em frente ao espelho, pentear muito bem a barba e de forma bem lenta e devagar, porque, neste processo, você vai conseguir reconhecer aquele pelo que cresceu fora do lugar. Dessa forma, você consegue ver os pelos que cresceram fora do lugar e você consegue cortar, lentamente, com uma tesoura. Nesta parte, é legal usar uma tesoura bem afiada, mas não necessariamente pontiaguda – principalmente quando for fazer o shape embaixo, na linha do pescoço, para não se machucar.

3º passo – Espelhar a barba

Para as pessoas que aparam a barba longa com máquina de barbear ou usam maquininha de cabelo, é legal usar um pente na máquina mais alto do que você gostaria porque assim você vai diminuindo o volume aos poucos e minimiza as chances de erro. Sempre bom fazer o movimento de cima para baixo para que, desta maneira, tira o volume mas é menos provável que a gente abra um buraco no desenho da barba. Para que a barba não fique desigual, lembre-se sempre de espelhar os movimentos: o que fez na direita, faz na esquerda. Isso é necessário para que a barba fique o mais parecida possível dos dois lados.

4º passo – Fazer o bigode

Depois disso feito, a gente pode partir para o bigode. Na hora de fazer o bigode, pentear bem para baixo e você corta apenas os fios que estão abaixo da linha do lábio. Use uma tesourinha ou uma máquina para isso. Nessa hora você consegue fazer uma definição se quer um bigode maior ou menor do que estava. Use sempre um pente fino, penteando bem antes de qualquer corte. E lembre-se que todo movimento ou corte no bigode é de cima para baixo.

5º passo – Delinear bochecha e pescoço

Tendo definido bem seu volume e comprimento, seu bigode e a altura da sua barba, agora vem a parte de delinear a bochecha. Uma coisa legal para se fazer nesta hora é trocar a espuma de barbear pelo gel de barbear. Ele é transparente e ficará mais fácil de ver as linhas da sua barba para cortar corretamente. Fazendo isso na linha da bochecha e do pescoço, você vem com uma lâmina, uma gilete de barbear normal e com o movimento bem devagar você vai tirando e fazendo sua linha o mais natural possível.

6º passo – Fechamento dos poros e pós-barba

Para finalizar, depois de ter feito tudo isso, lavar o rosto com água gelada para que feche os poros e, no final, usar um creme pós-barba normal para que você fique com uma pele saudável e um pelo bonito.

Mais de Beleza