Top

10 dicas para acabar de vez com a acne persistente

Foto: Divulgação

Espinhas são realmente muito desagradáveis: atrapalham esteticamente, causam dor e, muitas vezes, são insistentes e demoram a desaparecer. Você sente que já tentou de tudo, mas ainda não conseguiu se livrar delas? Pode ser que você não esteja tratando da maneira correta. Por isso, a Dra. Kédima Nassif, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) traz algumas dicas que vão fazer o seu problema desaparecer:

Trate a acne por pelo menos 4 semanas

“Muitas pessoas são imediatistas e acabam desistindo do tratamento em poucos dias ao ver que as espinhas não estão desaparecendo. É muito comum, por exemplo, a acne primeiro piorar – como reação compensatória do organismo – para depois melhorar. Além disso, evite ficar mudando de produto, pois o uso de vários produtos diferentes pode irritar a pele, causando novos problemas. Para notar eficiência, você deve manter um tratamento por, pelo menos, quatro semanas, que é o período que geralmente os efeitos de melhora começam a aparecer; eles podem levar até 2 meses. Após melhora significativa, é importante manter a pele bem cuidada para evitar o retorno da doença”, esclarece a Dra. Kédima.

Ataque às diferentes causas

“Se chegar ao fim da quarta semana e não notar nenhuma melhora, aí sim é hora de adicionar um segundo produto ao seu plano de tratamento. Essa abordagem pode ajudar a atacar as diferentes causas da acne, que podem ser: bactérias, entupimento dos poros, oleosidade e inflamação. Obviamente, o segundo tratamento deve atacar uma causa diferente da acne. Por exemplo, se você estiver usando um tratamento para acne que contenha peróxido de benzoíla, o segundo tratamento deve conter outro ingrediente para combater a acne. Algumas boas opções são os retinóides, que desobstruem os poros, aceleram a renovação celular e reduzem a oleosidade, o ácido salicílico, que combate a inflamação e o próprio peróxido de benzoíla, que tem ação secativa para combater a bactéria P.Acnes.”

Siga as instruções dos produtos e do seu dermatologista

Segundo a médica, embora o uso de um tratamento para acne possa parecer bastante direto, a quantidade de produto e a frequência com que você utiliza pode fazer grande diferença, por isso é essencial seguir as instruções do produto e do seu médico.

Lave o rosto duas vezes ao dia e após o suor excessivo

A pele com tendência à acne é bastante sensível, logo, lavar mais de duas vezes ao dia pode causar irritação na pele, provocando a acne. “No caso desse tipo de pessoa, o ideal é lavar o rosto logo ao acordar e antes de deitar para dormir. Fora isso, lave apenas após momentos de transpiração”, sugere.

Use produtos de beleza que não causem acne

A dermatologista realça que é necessário ler a embalagem e optar por rótulos que apontam que o produto é não oleoso, não acnegênico, não comedogênico e que não obstrui os poros.

Não cutuque e nem estoure as espinhas e cravos

“Estourar uma espinha pode parecer a maneira mais rápida de removê-la, mas só piora as coisas. Toda vez que você toca, pega ou espreme, acaba agravando a inflamação, além de deixar marcas na pele difíceis de remover.”

Não esfregue a pele do rosto

“Peles com tendência à acne são propensas a irritações, o que pode agravar o quadro. Lave seu rosto e as demais parte do corpo de maneira suave, sem esfregar as mãos e nem a toalha na hora da secagem.”

Espalhe a medicação em toda a pele da região, não apenas nas erupções

“A aplicação de uma camada fina na pele com tendência à acne ajuda a tratar as erupções existentes e a prevenir novos surtos”, afirma a dermatologista

Lave suas roupas, chapéus e outras coisas que tocam sua pele

“Células mortas da pele, bactérias e sujeira se acumularão nessas superfícies, o que causa entupimento dos poros. Por isso, lave tudo o que toca a sua pele. Uma dica valiosa é mudar seus lençóis toda semana e sua fronha duas ou três vezes por semana.”

Procure ajuda dermatológica

“Se o problema persistir mesmo após essas dicas, um dermatologista pode ajudar. Com os tratamentos atuais da acne e a experiência de um profissional capacitado, todos os casos de acne podem ser resolvidos. O dermatologista adaptará um plano de tratamento às necessidades exclusivas de cada paciente”, finaliza.

Mais de Beleza