Top

Quatro tendências nos tratamentos home care anti-idade

Foto: Arquivo Harper’s Bazaar

Ao redor do mundo, muitos médicos já estão usando o plasma rico em plaquetas (PRP) na prática para melhorar os resultados dos procedimentos de rejuvenescimento da pele e crescimento de cabelos, os segredos anti-idade. Mas esse é um tratamento feito em consultório que não é permitido em qualquer país – no Brasil, por exemplo, não é.

SIGA O RG O INSTAGRAM

“Nos Estados Unidos, há desenvolvimentos científicos que sugerem que os médicos também poderiam usar células plaquetárias enriquecidas e derivadas do sangue do paciente para fazer um produto de uso tópico que atuará de maneira personalizada”, explica o dermatologista Dr. Jardis Volpe, membro da Sociedade Brasileira de Dermatolgia e da Academia Americana de Dermatologia.

Muitos especialistas acreditam que essa e outras tendências devem explodir no País daqui uns anos. Veja abaixo o que o futuro reserva para os cuidados com a pele:

Plasma rico em plaquetas (PRP) home care

Segundo o médico, já existem empresas nos Estados Unidos testando formulações com as células plaquetárias do paciente. “Há muita pesquisa em andamento envolvendo PRP. A razão pela qual ele é tão popular é que o plasma rico em plaquetas contém os principais fatores de crescimento que residem nos grânulos de plaquetas. E isso traz um potencial anti-idade incrível”, diz o médico.

O PRP pode ser colhido do sangue e as plaquetas enriquecidas retornadas ao indivíduo por meio de vários mecanismos.

Ele pode ser injetado, usado topicamente ou agora, conforme indicado e fornecido por um médico, usado em combinação com a base a ser aplicada topicamente em casa.

“Essa é a nova direção dos cosméticos personalizados, no qual você cria seus próprios cosméticos, teoricamente mais funcionais e personalizados, por meio dos fatores de crescimento do seu sangue”, explica.

Cuidados com Microbioma

Segundo a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff, a nossa pele é habitada por milhares de bactérias, fungos e vírus. Esses microrganismos têm nome de microbioma, cuja função é proteger o nosso corpo de doenças e outros problemas, como o ressecamento e a sensibilidade da pele.

“Esses microrganismos ‘bonzinhos’ são os chamados comensais. A presença deles na pele previne o surgimento de germes causadores de doenças e mantém o pH da pele em equilíbrio”, explica a médica.

Dentre os fatores que afetam o microbioma, estão: má alimentação, hábitos de higiene, uso de cosméticos, sabonetes e produtos que removem essas bactérias ou causam algum tipo de reação à pele, além do estresse emocional.

“Quando a população do microbioma se reduz, as bactérias, vírus e fungos podem se instalar, causando infecções e doenças. Uma vez que ocorrem alterações, a pele tende a ficar desprotegida, ficando suscetível a doenças como psoríase, dermatite atópica e acne”, afirma.

Para cuidar do microbioma da pele, a médica sugere algumas dicas, como tomar banho morno, rápido e com sabonetes que consigam manter o pH da pele.

Outra dica, segundo ela, é manter a pele sempre hidratada, pois, dessa forma, mantemos um ambiente favorável para os microrganismos bons.

“Aposte em hidratantes probióticos que favorecem as bactérias boas do microbioma, protegendo a região das doenças de pele. Conter o estresse é muito importante também; procure incluir atividades físicas na programação, além de procurar profissionais que auxiliem no controle da ansiedade”, completa.

Cosmético Drone Delivery

Você tem ideia de quantas barreiras um cosmético enfrenta ao passar pela sua pele?

É uma série de obstáculos que incluem impurezas, a própria camada mais superficial da pele que funciona como uma barreira, além das bactérias que fazem parte da nossa microbiota.

“No geral, ao aplicar um creme, seu ativo vai perdendo sua eficácia até chegar na célula em que deve agir, principalmente se ele tiver que estimular uma célula que fica em uma camada mais profunda”, afirma Mika Yamaguchi, farmacêutica e diretora científica da Biotec Dermocosméticos.

Para garantir a efetividade total de um tratamento, surgiu o sistema drone de entrega Pro Lipo Neo.

“Garantido por lipossomas, a solução aumenta a penetração de ativos anti-idade e a biodisponibilidade desses ingredientes, garantindo a entrega do ativo diretamente no alvo, como um “drone delivery”.

Pro-Lipo Neo é uma tecnologia em lipossomas baseadas em fosfolipídeos e promove ação delivery system natural aumentando a capacidade de permeação do ativo sem causar irritação”, explica a farmacêutica.

No sistema, alguns fosfolipídeos ligam-se à queratina da primeira camada da pele, recobrindo a pele com um filme lipídico, o que reduz a perda de água transepidermal e ainda aumenta a função de barreira da pele; os fosfolipídeos não ligados são introduzidos nas camadas mais profundas da pele, podendo ser capturados pelas membranas celulares.

“Assim, os lipossomas conseguem aumentar a permeação e ainda favorecer a integridade da barreira da pele”, afirma a farmacêutica.

Skin care caps

As cápsulas de vitaminas orais estarão mais fortes do que nunca, na medida em que potencializam o tratamento tópico orientado pelo dermatologista.

“Substâncias como FC Oral, Bio-Arct e In.Cell, que melhoram o funcionamento celular e o transporte de nutrientes para garantir uma barreira cutânea mais saudável, são de suma importância para o tratamento anti-idade, que deve combinar o tópico com o oral”, diz a dermatologista Dra. Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e palestrante internacional da Dermatologic Aesthetic Surgery International League (DASIL).

Além disso, há outras substâncias como Exsynutriment, um silício orgânico biodisponível responsável pela reestruturação do colágeno e proteínas de sustentação da pele.

“A combinação de Exsynutriment com cremes anti-idade ricos em ácido hialurônico, Arct-Alg e Vitamina C melhora a qualidade da pele como um todo, reduzindo flacidez e rugas”, diz a médica.

Mas antes de sair por aí ingerindo qualquer cápsula, saiba que é de extrema importância que você consulte um dermatologista regularmente.

“Apenas ele saberá quais os melhores ingredientes para a necessidade da sua pele”, finaliza.

Mais de Beleza