Top

Conheça as principais vitaminas para combater o envelhecimento precoce

Foto: Divulgação

Marcas de expressão, manchas e rugas são características naturais do envelhecimento; o problema está quando elas aparecem precocemente, indicando hábitos ruins de alimentação, falta de cuidados com a pele e necessidade da prática de exercícios de alongamento e fortalecimento.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

A mudança na dieta é uma das maneiras mais eficientes de impedir o envelhecimento precoce, uma vez que a alimentação adequada pode melhorar a elasticidade da pele, reduzir manchas causadas pelo Sol e diminuir o risco de inflamações.

Pesquisa

Uma pesquisa publicada no Dermato-Endocrinology, importante periódico dos Estados Unidos sobre dermatologia, revisou estudos que relacionavam vitaminas e seus impactos sobre a saúde da pele. Os resultados mostraram que vitaminas (A, C, D e E), ácidos graxos, ômega 3 essenciais, algumas proteínas e lactobacilos têm efeito antioxidante e auxiliam no combate aos efeitos do envelhecimento.

Suplementos

Em alguns casos, pode ser necessário fazer o uso de suplementos alimentícios, para complementar a quantidade de vitaminas ingeridas. Antes de decidir pela ingestão de substâncias do tipo, é necessário consultar um médico especialista e um nutricionista, para checar a real necessidade e qual o tipo de suplemento ideal. Conheça os principais alimentos para incluir na sua dieta e quais os benefícios que eles terão sobre a sua pele.

Laranja, morango e acerola

Os alimentos ricos em vitamina C são grandes aliados da saúde da pele. Essa vitamina ajuda na formação do colágeno, que atua na manutenção da elasticidade da pele, diminuindo o aparecimento de rugas e outras marcas de expressão. Além disso, este composto ajuda a evitar o escorbuto, uma doença que causa fragilidade na pele, facilitando lesões e o desenvolvimento de hematomas.

Abacate

O abacate é uma boa fonte de gorduras saudáveis, que atuam na proteção do coração e das artérias, além de ajudar a regular o colesterol. Essa fruta também é rica em ácido fólico, facilitando o fluxo de sangue nos vasos sanguíneos, o que reduz os riscos de inflamação.

Peixes de água fria e oleaginosas

Ingredientes da dieta mediterrânea, esses alimentos são ricos em ômega 3 e ômega 6, importantes compostos que ajudam na redução da inflamação induzida pelos raios UV, muito presentes no dia a dia. Além disso, eles ajudam na formação de uma substância chamada ceramidas, importante para a hidratação da pele e a redução de alergias.

Cenoura

Abóbora, mamão e cenoura são boas fontes de vitamina A, importante substância fotoprotetora, protegendo a pele contra a atuação dos raios solares. É importante reforçar, entretanto, que a ingestão desses alimentos não exclui a importância da utilização do bloqueador solar. Além disso, a cenoura também é rica em vitamina C e vitamina K, importante na estabilização dos ossos.

Mais de Beleza