Top

5 mitos x verdades sobre a prática de pilates

Foto: Divulgação

O pilates é uma das modalidades que mais prioriza o bem-estar e a saúde. Sua técnica permite que o praticante desenvolva a  consciência e equilíbrio corporal, assim como a melhora do condicionamento físico e fortalecimento muscular. Abaixo, a MetaLife Pilates, empresa de equipamentos de pilates, esclarece as principais dúvidas!

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Pilates ajuda a “crescer”?

Mito!

Por ser uma prática que auxilia no alinhamento postural e trabalha com o fortalecimento do powerhouse, que trabalha os músculos responsáveis pela sustentação da coluna, muitas pessoas acreditam que o pilates faça crescer, mas isso não é verdade. O que acontece é que, devido a reeducação da postura, a pessoa às vezes acredita ter ganhado alguns centímetros, porém o pilates não adiciona tamanho à estrutura óssea.

Qualquer pessoa pode fazer pilates?

Verdade!

O pilates é indicado para crianças, adultos, homens, mulheres, idosos, gestantes. É uma prática extremamente benéfica a todos! Mas é importante sempre procurar um profissional habilitado e regulamentado para dar aulas de pilates. No Brasil, apenas fisioterapeutas e professores de educação física podem fazer o curso para ministrar aulas de pilates.

Pilates vai me fazer ganhar massa muscular?

Mito!

O pilates complementa muitos trabalhos para ganho muscular e ele ajuda a definir a musculatura, mas sem aumentar o volume. Não há hipertrofia com o pilates. E, diferentemente da musculação – que trabalha apenas uma musculatura por vez, o método movimenta um grupo de músculos.

Pilates emagrece?

Depende!

Pode haver perda calórica no pilates, sim. Tudo depende do foco do instrutor e do modelo de aula que ele realiza, além dos acessórios utilizados e exercícios que são feitos. Alguns aceleram o metabolismo e fazem com que haja perda calórica, mesmo que o corpo esteja em repouso.

Pilates ajuda a diminuir as dores na coluna?

Verdade!

Como dissemos anteriormente, por trabalhar o core, o pilates auxilia no alívio de dores relativas à má postura ou a outros problemas como fibromialgia, artrite e artrose. Mas é importante que o instrutor esteja sempre atento às particularidades e limitações de cada aluno, pois a realização de algum movimento incorreto pode ter um efeito prejudicial, o que é o contrário do esperado com a prática.

Mais de Beleza