Beleza

Três dicas de como perder gordura localizada e entrar em forma

Share

Foto: Bruce Mars/Unsplash

O verão nos faz lembrar dos biquínis e roupas de praia para aproveitar o melhor do calor. Mas muitas pessoas ainda se incomodam com gordura localizada, que é formada pela aglomeração de tecido adiposo em regiões específicas do corpo.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Culotes, barriga, braços

“As principais regiões afetadas são aquelas consideradas mais flácidas, como culotes, barriga, braços e região abaixo do queixo (conhecida como papada). Uma característica comum desse tipo de gordura é que, geralmente, ela é resistente e deve ser tratada geralmente com a junção de um plano alimentar, a prática de exercícios (no geral os intervalados de alta intensidade) e o uso de tecnologias”, afirma o dermatologista Dr. Abdo Salomão Jr., membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Tecido adiposo

De acordo com o médico, o acúmulo de tecido adiposo e os locais onde ele se deposita estão relacionados com a predisposição genética da pessoa, seus hábitos alimentares, a prática de exercício físico e sua postura corporal. De forma geral, podemos afirmar que as principais causas do surgimento da gordura localizada são: consumo excessivo de alimentos gordurosos e ricos em carboidratos brancos; histórico de lipodistrofia ou excesso de peso na família (componente hereditário); sedentarismo (falta de prática de atividade física); má postura (o que pode fazer com que a barriga fique projetada para frente, por exemplo).

Homens

“Os homens tendem a acumular mais gordura na região abdominal, enquanto que as mulheres apresentam uma maior quantidade nas coxas, quadril e glúteos. É importante destacar que a gordura localizada também pode trazer más consequências para a saúde das pessoas. Por exemplo, o excesso de tecido adiposo na região abdominal (principalmente nos homens) está relacionado ao surgimento de doenças cardiovasculares, como hipertensão arterial e infarto”, diz.

Para tratar, o dermatologista enfatiza a importância da tríade: prática de exercícios, alimentação saudável e tratamentos estéticos.

Prática de exercícios

A prática de exercícios de forma regular pode ser uma ferramenta poderosa para eliminar o acúmulo de tecido adiposo, pois é uma forma de reduzir uma das causas. “Uma indicação atual para as pessoas que desejam perder peso e acabar com a gordura localizada são os treinos intervalados de alta intensidade, conhecidos como HIIT. Esses exercícios são de curta duração e com esforço físico elevado, combinando atividades aeróbicas, de força e resistência muscular”, afirma. Esses exercícios podem ser associados à musculação para definição muscular. “A principal vantagem do HIIT é que ele contribui muito para a queima de gordura, além de fazer o metabolismo ficar acelerado até minutos ou horas depois que o exercício já foi encerrado”, diz.

Alimentação saudável

A melhor estratégia é a reeducação alimentar, uma vez que dietas extremas não podem ser mantidas a longo prazo. No geral, as recomendações são: reduzir ou eliminar o consumo de alimentos ricos em açúcar, gorduras saturadas e carboidratos simples (pães, bolos, massas); ingerir grandes quantidades de alimentos com fibras diariamente (leguminosas, grãos, farelos, farinhas integrais, vegetais, frutas); quando for consumir gorduras, escolher as “boas”, como: azeite, óleo de coco, abacate; reduzir o consumo de álcool; ingerir chá-verde diariamente, pois ele ajuda a acelerar o metabolismo.

Tratamentos estéticos

Para gorduras mais resistentes, os tratamentos estéticos funcionam muito bem quando associados à dieta e exercícios físicos. Dentre as melhores técnicas, Ultrassom 3D e o Total Sculptor são as principais novidades. “O ultrassom 3D Solon possui a vantagem de atuar de forma global no tratamento da alteração. O equipamento, que é o único no mercado com tecnologia 3D, age tonificando o músculo, promovendo a quebra e o endurecimento da gordura localizada no local e ainda regenerando e aumentando a produção das fibras de colágeno e elastina responsáveis pela sustentação da pele”, destaca o Dr. Salomão.

Apenas três sessões com intervalos mensais entre elas são suficientes para promover o tratamento completo da gordura, com resultados já visíveis logo após a primeira sessão. No caso do Total Sculptor, ele é indicado para tratar a gordura localizada de forma completa, combinando ultrassom macrofocado, radiofrequência multipolar, criolipólise, corrente de estímulo muscular e outras tecnologias.

“O protocolo começa com o congelamento das células (criolipólise) de gordura com consequente morte celular. Mas na mesma sessão, logo após a criolipólise, algumas células de gordura ainda são destruídas por um potente ultrassom macrofocado, que potencializa muito a perda de gordura localizada”, afirma o dermatologista. Enquanto isso, a corrente de estímulo muscular age em uma tecnologia que faz a paciente ‘malhar’ de forma passiva.

“Enquanto a paciente está parada, o equipamento começa a contrair e soltar o músculo várias vezes até fazer a definição da área muscular.” Não há cuidados especiais pós-tratamento e nem downtime, ou seja, após o procedimento, o paciente pode voltar normalmente para suas atividades normais. “Apenas uma sessão é necessária para atingir os resultados”, finaliza o médico.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024