Top

Três dicas de como perder gordura localizada e entrar em forma

Foto: Bruce Mars/Unsplash

O verão nos faz lembrar dos biquínis e roupas de praia para aproveitar o melhor do calor. Mas muitas pessoas ainda se incomodam com a gordura localizada, que é formada pela aglomeração de tecido adiposo em regiões específicas do corpo.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Culotes, barriga, braços

“As principais regiões afetadas são aquelas consideradas mais flácidas, como culotes, barriga, braços e região abaixo do queixo (conhecida como papada). Uma característica comum desse tipo de gordura é que, geralmente, ela é resistente e deve ser tratada geralmente com a junção de um plano alimentar, a prática de exercícios (no geral os intervalados de alta intensidade) e o uso de tecnologias”, afirma o dermatologista Dr. Abdo Salomão Jr., membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Tecido adiposo

De acordo com o médico, o acúmulo de tecido adiposo e os locais onde ele se deposita estão relacionados com a predisposição genética da pessoa, seus hábitos alimentares, a prática de exercício físico e sua postura corporal. De forma geral, podemos afirmar que as principais causas do surgimento da gordura localizada são: consumo excessivo de alimentos gordurosos e ricos em carboidratos brancos; histórico de lipodistrofia ou excesso de peso na família (componente hereditário); sedentarismo (falta de prática de atividade física); má postura (o que pode fazer com que a barriga fique projetada para frente, por exemplo).

Homens

“Os homens tendem a acumular mais gordura na região abdominal, enquanto que as mulheres apresentam uma maior quantidade nas coxas, quadril e glúteos. É importante destacar que a gordura localizada também pode trazer más consequências para a saúde das pessoas. Por exemplo, o excesso de tecido adiposo na região abdominal (principalmente nos homens) está relacionado ao surgimento de doenças cardiovasculares, como hipertensão arterial e infarto”, diz.

Para tratar, o dermatologista enfatiza a importância da tríade: prática de exercícios, alimentação saudável e tratamentos estéticos.

Prática de exercícios

A prática de exercícios de forma regular pode ser uma ferramenta poderosa para eliminar o acúmulo de tecido adiposo, pois é uma forma de reduzir uma das causas. “Uma indicação atual para as pessoas que desejam perder peso e acabar com a gordura localizada são os treinos intervalados de alta intensidade, conhecidos como HIIT. Esses exercícios são de curta duração e com esforço físico elevado, combinando atividades aeróbicas, de força e resistência muscular”, afirma. Esses exercícios podem ser associados à musculação para definição muscular. “A principal vantagem do HIIT é que ele contribui muito para a queima de gordura, além de fazer o metabolismo ficar acelerado até minutos ou horas depois que o exercício já foi encerrado”, diz.

Alimentação saudável

A melhor estratégia é a reeducação alimentar, uma vez que dietas extremas não podem ser mantidas a longo prazo. No geral, as recomendações são: reduzir ou eliminar o consumo de alimentos ricos em açúcar, gorduras saturadas e carboidratos simples (pães, bolos, massas); ingerir grandes quantidades de alimentos com fibras diariamente (leguminosas, grãos, farelos, farinhas integrais, vegetais, frutas); quando for consumir gorduras, escolher as “boas”, como: azeite, óleo de coco, abacate; reduzir o consumo de álcool; ingerir chá-verde diariamente, pois ele ajuda a acelerar o metabolismo.

Tratamentos estéticos

Para gorduras mais resistentes, os tratamentos estéticos funcionam muito bem quando associados à dieta e exercícios físicos. Dentre as melhores técnicas, Ultrassom 3D e o Total Sculptor são as principais novidades. “O ultrassom 3D Solon possui a vantagem de atuar de forma global no tratamento da alteração. O equipamento, que é o único no mercado com tecnologia 3D, age tonificando o músculo, promovendo a quebra e o endurecimento da gordura localizada no local e ainda regenerando e aumentando a produção das fibras de colágeno e elastina responsáveis pela sustentação da pele”, destaca o Dr. Salomão.

Apenas três sessões com intervalos mensais entre elas são suficientes para promover o tratamento completo da gordura, com resultados já visíveis logo após a primeira sessão. No caso do Total Sculptor, ele é indicado para tratar a gordura localizada de forma completa, combinando ultrassom macrofocado, radiofrequência multipolar, criolipólise, corrente de estímulo muscular e outras tecnologias.

“O protocolo começa com o congelamento das células (criolipólise) de gordura com consequente morte celular. Mas na mesma sessão, logo após a criolipólise, algumas células de gordura ainda são destruídas por um potente ultrassom macrofocado, que potencializa muito a perda de gordura localizada”, afirma o dermatologista. Enquanto isso, a corrente de estímulo muscular age em uma tecnologia que faz a paciente ‘malhar’ de forma passiva.

“Enquanto a paciente está parada, o equipamento começa a contrair e soltar o músculo várias vezes até fazer a definição da área muscular.” Não há cuidados especiais pós-tratamento e nem downtime, ou seja, após o procedimento, o paciente pode voltar normalmente para suas atividades normais. “Apenas uma sessão é necessária para atingir os resultados”, finaliza o médico.

Mais de Beleza