Top

O que são os shots matinais e por que são considerados saudáveis?

Foto: Arquivo Harper’s Bazaar

Você se considera uma pessoa fitness ou gosta de estar por dentro das novidades deste universo? Então, você já deve ter ouvido falar sobre shots matinais ou, pelo menos, sobre o famoso suco detox e seus benefícios para a saúde, certo?

SIGA O RG NO INSTAGRAM

De forma simplificada, os shots são bebidas construídas a partir de frutas, verduras, raízes e outros itens, com o objetivo de serem antioxidantes. Os antioxidantes são verdadeiros protetores para as células humanas, que ajudam a evitar o envelhecimento precoce e o desenvolvimento de diversas doenças.

Isso acontece porque esses alimentos são capazes de neutralizar os radicais livres, isto é, as moléculas que, em excesso no organismo, provocam o aparecimento de doenças como Alzheimer, câncer, problemas cardiovasculares e outros.

Diante deste benefício, fica claro que os shots com poder antioxidante são muito positivos para a saúde e o bem-estar. Mas as vantagens não param por aí, porque, além de combater enfermidades, eles também favorecem a aceleração do metabolismo e a própria digestão. E é neste ponto que o universo fitness se tornou tão fã dos shots, especialmente os matinais.

Alimentos para compor seu shot

Framboesa, limão, linhaça, nozes, uva, açafrão, morango, cacau e laranja, por exemplo, são excelentes antioxidantes e podem ser facilmente adicionados nas opções de shots saudáveis. Mas não apenas esses, afinal, nesta receita, os termogênicos são igualmente importantes.

Os termogênicos são aqueles alimentos que têm maior nível de dificuldade para o organismo absorver. Por isso, eles exigem do corpo muito energia para realizar a digestão, aumentando, então, a temperatura corporal e acelerando o metabolismo. São conhecidos como alimentos termogênicos: pimentas, chá-verde, gengibre, canela, cravo da índia e ômega 3.

Por que shots matinais?

Como vimos, os shots são altamente nutritivos, porque trata-se de um blend de vários ingredientes. Mas por que a recomendação é de que sejam ingeridos pela manhã? Porque, ao acordar, o nosso organismo está ácido por falta de hidratação e pela limpeza que ocorre durante o sono.

Assim, com a ajuda dos shots, o corpo se renova mais facilmente, nutrindo e equilibrando o organismo durante todo o dia. Como os termogênicos exigem mais energia, se tomar o shot à noite, o mesmo pode prejudicar o sono profundo e a sensação de descanso. Mas, pela manhã, a bebida estimula uma digestão completa e mantém o bom funcionamento do corpo.

Mais de Beleza