Top

Trabalho X academia: penteados e cuidados especiais com os fios para facilitar a rotina

Praticar exercícios físicos e ter uma cabelo bonito exige cuidados. Há penteados que podem ser feitos na hora do treino para facilitar a vida da mulher que faz academia e evitar a quebra dos fios. Produtos, como o xampu a seco, também podem ser usados e são grandes aliados do penteado pós-treino, mas veja bem qual produto adquirir e aposte na dica certa. Falamos com três especialistas que dão orientações certeiras para você deixar o cabelo bacana após a malhação.

Qual seria um penteado perfeito para passar o dia no escritório e emendar o treino?

O rabo de cavalo com trança é um penteado supercharmoso que pode ser usado tanto no dia a dia quanto na academia. “Moderno e prático, o penteado garante mais leveza na hora de praticar os exercícios e deixa o visual lindo para um dia de trabalho”, explica Daniela Albuquerque, hair stylist do Jacques Janine Fashion Mall. A expert explica que para reproduzir em casa você deve começar separando a lateral do cabelo (pode ser apenas de um lado ou de ambos) e faça uma trança lateral embutida até a metade dos fios.

Em seguida, junte a trança com o restante dos fios e prenda em um rabo de cavalo alto. Para facilitar no passo a passo, invista em grampinhos e spray fixador, que ajudam a manter o penteado firme durante o dia inteiro.

E se for ao contrário? Um penteado para sair do banho na academia e já ficar arrumadinha para o trabalho?

Quem pratica exercício físico de manhã tem que pensar em opções práticas para se arrumar antes do trabalho, pois geralmente o tempo é mais corrido. Não é indicado prender o cabelo enquanto ainda está molhado, pois pode danificar e quebrar os fios. “Invista em um penteado wet hair que é super prático e moderno.

Logo após sair do banho, ainda com os fios molhados, penteie o cabelo todo para trás e aplique um pouco de gel para controlar os fios”, explica Rudi Werner, hair stylist do Werner Coiffeur. Outra opção também é prender o cabelo molhado em um coque bem alto e deixá-lo assim por algum tempo. Quando estiver quase seco, solte o cabelo. O resultado será um ondulado natural.

Qual o jeito certo de usar xampu seco depois do treino? Tem que secar o suor com secador antes de aplicar? Qual a distância certa para borrifar?

O xampu a seco possui muito álcool na sua composição. Misturar este produto com o suor pode ressecar os fios. O ideal é procurar um dry shampoo sem álcool ou com pouco álcool na composição. “Para avaliar o produto, veja a lista de ingredientes no verso da embalagem, se o álcool for o primeiro ingrediente, fuja!”, explica Daniela Albuquerque, hairsytlist do Jacques Janine Fashion Mall.

Se o seu cabelo estiver molhado de suor e você quiser passar um xampu a seco, é bom secar um pouco antes, pois nesses casos o xampu acaba nem fazendo efeito, já que não é forte o suficiente para absorver isso.

Na hora de aplicar o produto mantenha uma distância de 10 centímetros a 15 centímetros do couro cabeludo. Espere alguns minutos e escove os fios ou use uma toalha para eliminar a película branca que se forma.

Com que frequência se pode usar sem danificar os fios? Como remover resíduos depois?

O cabelo precisa ser lavado normalmente. O uso de xampu seco é uma alternativa para os dias em que houver necessidade, pois o produto não limpa o couro cabeludo. “O xampu a seco possui amido de alumínio octenilsuccinato em sua composição e é este ingrediente que faz com que o produto absorva a gordura capilar, melhorando a aparência, mas não limpando o couro cabeludo”, explica Werner. Caso precise usar o xampu a seco, na próxima lavagem basta lavar normalmente com o xampu e condicionador de sua preferência ou, se necessário, use um xampu antirresíduo para uma limpeza mais profunda.

Mais de Beleza