Top

Outono: como cuidar da pele com tempo seco

O tempo seco, típico dos meses mais frios, pode ser um grande inimigo da pele. A falta de umidade compromete a hidratação natural produzida pelo corpo, situação que pede uma rotina diferente, tanto para impedir um avanço no quadro de doenças respiratórias, quanto para garantir a saúde da pele.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Algumas mudanças simples no dia a dia já fazem uma grande diferença. Confira como cuidar da pele durante o tempo seco e se preparar para o outono que começa ainda em março (20.03) e vai até junho.

Hidratação constante

Uma das principais medidas para evitar os problemas decorrentes do tempo seco é beber bastante água – o recomendado é a ingestão de dois litros por dia. Tomar muito líquido é uma das maneiras mais eficazes de manter a mucosa das vias aéreas hidratada, prevenindo o surgimento de crises alérgicas. Além disso, beber a quantidade suficiente de água ajuda a manter a pele saudável, evitando espinhas e manchas.

Atenção ao ambiente

Um dos cuidados principais durante os meses frios é manter o ambiente úmido, prevenindo que a pele fique seca. Algumas técnicas caseiras, como manter um balde com água ou uma toalha molhada no cômodo, podem ajudar, já que a água vai evaporar com o tempo, melhorando a umidade do local.

Alguns aparelhos, como umidificador e purificador de ar também são ótimas alternativas. É sempre importante manter os filtros e parte internas do aparelho limpos, evitando a proliferação de ácaros. Além disso, é preciso ficar atento ao tempo de funcionamento do umidificador, já que a umidade excessiva pode provocar mofo, negativo para a saúde dos moradores.

Rotina de beleza especial

Manter uma rotina de cuidado com a pele deve ser um hábito diário e presente durante todos os meses do ano. Creme hidratante e filtro solar são obrigatórios e precisam ser aplicados diariamente no rosto e corpo. Outros cremes de tratamento, como loções para coceira (decorrente da pele ressecada), também devem ser usados de maneira adequada, de acordo com instruções de um dermatologista.

Hidratar a pele corretamente é uma prática que deve ser realizada inclusive por quem tem a pele oleosa. A falta de hidratação adequada pode ocasionar o efeito rebote, no qual o organismo aumenta a produção de óleo para compensar a perda de sebo natural.

Os lábios, regiões ao redor dos olhos, cotovelos, joelhos e calcanhares são áreas particularmente afetadas pela falta de hidratação. Dê um cuidado especial para essas regiões.

Cuidado no banho

Dias frios parecem pedir por um banho quentinho, entretanto, a água em temperatura muito alta pode piorar o ressecamento da pele, causando descamação, rachadura e coceira no rosto e corpo. Assim, a recomendação é manter a água em temperatura média, além de evitar banhos de longa duração.

Outra dica para o momento do banho é optar por sabonetes hidratantes, que garantem a manutenção da hidratação natural da pele, que pode se perder durante o banho.

Mais de Beleza