Top

3 tipos de barba para cada formato de rosto

Antigamente era comum que os homens entrassem em uma barbearia ou salão, e pedissem por um corte de cabelo e barba sem muito critério. Basicamente a ideia era aparar o comprimento, ficar asseado, penteado, sem grandes mudanças ao formato. O caso é que nem sempre – ou quase nunca – isso era o ideal para valorizar as características do rosto de cada um.

SIGA O SITE RG NO INSTAGRAM

Ser barbeiro é mais do que saber como cortar barba e cabelo. O profissional tem que pensar com o intuito de ressaltar e melhorar os ângulos do rosto. Isso só começou a mudar quando moda masculina passou a ganhar mais palco. Copiar celebridades e esportistas talvez tenha sido o pontapé inicial. Apesar disso, nem sempre copiar um corte dá certo já que ele foi feito pensando no rosto de outra pessoa.

É preciso uma atenção especial ao formato do rosto de cada um, escolhendo algo que valorize o seu eu individual. Pensando nisso, conversamos com o barbeiro Vinicius Danieli para falar sobre como são as características de cada rosto e como harmonizá-los através do corte da barba e do cabelo.

De um modo geral há três tipos de rosto: oval, redondo e quadrado. Veja detalhes abaixo.

Rosto quadrado

Um rosto quadrado é definido por possuir a testa e o maxilar de larguras quase iguais. Além disso há ângulos mais retos na mandíbula. É um rosto sério, e cortes de cabelo assimétricos ajudam a “quebrar” essa rigidez. O estilo mais “bagunçado”, com ondas e mechas, que dão a ilusão de movimento, são ideais. Eles equilibram os ângulos retos. Outras boa pedida são cortes mais justos e com laterais baixas.

Na barba o ideal é alongar o formato do rosto, deixando o corte estreito nas laterais do rosto com pelos mais longos no queixo, mantendo um formato arredondado ou ovalado. Isso suaviza as linhas já retas da mandíbula e queixo.

No rosto retangular, que é uma variação do quadrado, a assimetria não cai muito bem. A ideia central é diminuir um pouco o comprimento da face, e alguns fios deslizando para a testa são uma boa ideia. Topetes e cortes que aumentam ainda mais o rosto não são bons, e por isso o volume deve ser mais equilibrado.

No quesito barba, o interessante é acrescentar largura ao rosto, deixando pelos mais longos em ângulos retos na lateral dos rostos, enquanto eles ficam mais curtos na mandíbula.

Rosto oval

O rosto oval é mais largo nas têmporas e afinal em direção ao queixo, sempre mantendo uma linha circular. O rosto oval comum é o rosto com proporções mais harmônicas, e o que dá maior liberdade na hora de escolher um corte, tanto para cabelo, quanto para barba. Topetes alinhados ou bagunçados, laterais raspadas ou longas, franja, não importa, geralmente o corte fica bem nesse tipo de rosto. É aqui que os cortes clássicos se dão bem.

Quando falamos da barba, esse formato também favorece o uso de qualquer tipo de barba, porém o estilo “por fazer” é perfeito, pois ele deixa aparente as linhas faciais que já são bem proporcionadas.

Quando esse formato de rosto ganha aspectos mais sinuosos, dizemos que esse rosto é triangular, ou quando tem uma mandíbula angulosa, chamamos de rosto em formato de diamante. Essas podem ser consideradas sub divisões do rosto oval.

No rosto triangular os cortes de cabelo com cortes laterais rentes ficam muito bons. Franjas também são interessantes, mantendo volume na parte superior. Nos rostos com formato diamante, topetes ou cabelo para o lado são interessantes, já que a ideia é não alargar ainda mais o formato do rosto.

Na barba do rosto triangular é preciso equilibrar bem as medidas com pelos mais longos nas bochechas e mais curtos no queixo. É bom evitar cavanhaques ou linhas da barba que puxem as linhas faciais para baixo. Em rostos diamante, é bom que a barba aumente as laterais do queixo, com pelos do queixo mais curtos do que no resto da barba para alargar a mandíbula.

Rosto redondo

Por fim o rosto redondo tem a mandíbula arredondada sem ângulos marcantes, e medidas muito simulares entre bochecha e queixo. Como nesse rosto há pouco ângulos a ideia é colocar alguns. O corte deve alongar o rosto e diminuir a largura nas laterais. Volume no topo da cabeça, como topetes, é o ideal, assim como manter o cabelo baixo na lateral. Os cortes clássicos devem ser evitados, pois deixam o rosto ainda mais redondo.

Na barba é interessante deixar os pelos mais compridos no queixo e na mandíbula, e mais curtos nas bochechas. Apare a barba em formato mais quadrado, rente ao queixo, ou em um formato pontudo, com os pelos mais longos no queixo, em V. Isso também ajudará a alongar e angular o rosto.

Mais de Beleza