Top

Como o microagulhamento pode ajudar a manter a pele saudável

Com o crescimento do popular skincare (cuidados com a pele, em tradução livre), a preocupação em manter a saúde da pele do rosto e do corpo também tem aumentado. Para quem é adepto da rotina de cuidados, o microagulhamento já deve ser conhecido.

O processo consiste, basicamente, em fazer microperfurações na pele com agulhas finas. Isso aciona os mecanismos de reparo da cútis, induzindo a produção de colágeno. Fazer o procedimento é indicado nos seguintes casos: para melhorar a aparência dos poros, retirar manchas, cicatrizes, estrias, melasmas, fotoenvelhecimento etc.

Embora existam diversas técnicas, o diâmetro e a penetração da agulha serão definidos de acordo com a necessidade de tratamento, assim como a intensidade, que também impacta na quantidade de dor sentida durante o processo. “Quando temos pequenas áreas que podem ser totalmente anestesiadas o procedimento não é doloroso. Porém, pacientes que necessitam de tratamentos em grandes regiões, acabam sentindo algum desconforto durante o procedimento”, afirma o médico dermatologista, André Rosado, ao DermaClub.

Neste ponto, os rollers podem ser usados. Eles possuem diferentes combinações de números e tamanhos de agulha, e também há os métodos com aparelhos elétricos com agulhas vibratórias, que penetram ainda mais na pele e causam mais dor na aplicação. Fora isso, existem técnicas que usam tecnologias como a radiofrequência, que aumenta a remodelação do colágeno e fortalece os efeitos obtidos.

“Ainda assim, o dermatologista poderá utilizar produtos que aumentem o resultado, aplicando-os logo após a sessão”, afirma Rosado. O processo inteiro acontece por 45 minutos e é um dos que são minimamente invasivos.

Restrições e precauções

Depois de realizar o procedimento, o ideal é evitar a exposição solar, já que a pele fica mais sensível. Antes disso, é necessário fazer uma avaliação com o profissional, pois há algumas restrições no processo, como pacientes com acnes, herpes e outras inflamações ativas.

Alimentação

Manter uma rotina com alimentação saudável ajuda no cuidado com a pele. A ingestão diária de refrigerantes, frituras e doces pode causar o aparecimento de acnes e manchas na cútis. Por isso, o ideal é consultar um nutricionista, para programar o consumo dos nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo.

Além de ajudar a manter a pele saudável, essa etapa também pode ajudar as pessoas que pretendem emagrecer com saúde e bem-estar.

Mais de Beleza