Top

6 dicas de cuidados para os foliões de plantão

Você é aquele tipo de folião que curte os blocos de Carnaval até o final? Então é preciso tomar alguns cuidados para manter sua pele saudável enquanto aproveita a folia. O Dermatologista Dr. Amilton Macedo, que atua nas áreas de medicina preventiva, separou algumas medidas essenciais para você prolongar a sua diversão e pular o Carnaval até o último minuto, sem que nada atrapalhe.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

1 – Proteção solar: aplique o protetor solar 30 minutos antes da festa. Para os foliões que vão usar maquiagem, também é importante aplicar o produto antes do make, use protetor com fator mínimo de 50. Como em dias de bloco ficamos muito tempo na rua e transpiramos mais, leve um lenço umedecido para ajudar a refrescar a pele e retirar o excesso de suor, e um pó compacto com proteção solar para reaplicar sem estragar a maquiagem.

2 – Maquiagem com glitter: fique atenta à maquiagem com glitter.  É comum guardarmos os produtos de um ano para outro, por isso é importante conferir a validade. Dê preferência aos glitters específicos para maquiagem, que são feitos de plástico não tóxico.  Além disso, escolha produtos dermatológicos e que sejam próprios para a pele, para evitar alergias.

3 – Remoção maquiagem: na hora de remover a maquiagem, evite usar demaquilantes líquidos (exemplo: bifásicos) ou lenços, que neste caso são muito agressivos com a pele. Use um demaquilante em creme, que tem propriedade hidratante, ou até mesmo um creme hidratante para o rosto rosto para ajudar a remover o glitter. Algumas pessoas dizem que usam esparadrapo ou fita adesiva para remover glitter ou purpurina do corpo.  É um erro,  isso pode irritar a pele.

4 – Hidrate-se: não se esqueça de beber muita água. Durante o Carnaval, por conta das altas temperaturas  e movimentação durante a folia é normal perder maiores quantidades de água do corpo. Por isso, é importante ficar atento ao consumo de água para manter a hidratação contínua do nosso corpo. Intercale o consumo de bebidas alcoólicas com água. Ela pode ser armazenada em garrafas térmicas.

5 – Roupas leves: prefira as roupas de algodão no lugar das sintéticas. O algodão ajuda na ventilação e é ideal para não reter a transpiração. Para os pés, aposte em um  sapato mais confortável. Evite calçados com bico fino, que  contraem os dedos, e sapatos abertos e apertados, que pode causar feridas no pé, o que te deixará exposto a bactérias e uma possível infecção na região.  Após a folia é comum surgir bolhas nos pés, uma vez que  ficamos muito tempo andando.  A  dica é não furar as bolhas. Elas irão se romper sozinhas e servem de proteção até que o local cicatrize e se forme uma nova pele.

6 – Mochila: leve sempre com você um protetor solar, água e refeições leves. Frutas e barrinhas podem ser condicionadas em potes térmicos. 

Mais de Beleza